Aedes aegypti: aqui, não!

O Colégio dos Jesuítas solicitou à Prefeitura de Juiz de Fora a realização de vistoria em suas instalações, buscando identificar qualquer acúmulo de água que pudesse favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.

Assim, no início desta semana, profissionais do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental - Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, estiveram na escola e inspecionaram toda a área do Colégio dos Jesuítas, incluindo a Casa Santo Alberto Hurtado, onde residem os seis jesuítas (Padres e Irmãos) que trabalham na cidade.

O resultado desse trabalho foi a constatação, pelas autoridades municipais, de que não foram encontrados focos do mosquito no interior do Colégio dos Jesuítas.

Durante a inspeção na escola, reforçando as ações de prevenção e combate à epidemia promovidas pela equipe da instituição, agentes municipais de saúde utilizaram o inseticida popularmente chamado de "fumacê".

Reiteramos que, com a dengue e demais epidemias que decorrem do descuido público em relação ao saneamento básico (tema da Campanha da Fraternidade deste ano), não se pode descuidar!

Por isso, o Colégio dos Jesuítas continuará em constante vigilância e intensamente comprometido com a prevenção e o combate ao mosquito, e, nesse sentido, além das ações preventivas realizadas diariamente pela equipe da instituição, temos o compromisso da Prefeitura em retornar à escola no próximo sábado, 12 de março.

Conclamamos também toda a população para esta guerra, verificando atentamente em sua própria casa ou local de trabalho a existência de qualquer item que possa acumular água, eliminando-o imediatamente!

Definitivamente, um mosquito não é - e nunca será - mais forte do que todos nós juntos!

Atenciosamente,

Conselho Diretor do Colégio dos Jesuítas

* Fonte: Prefeitura de Juiz de Fora - http://www.pjf.mg.gov.br/jfcontraoaedes/material_divulgacao/panfleto_a5.pdfImagem

* Leia também: Informação, Conscientização e Ação: "armas" essenciais para a vitória!