Alunos do 7º ano pesquisam e compartilham o que "A África fala"

No primeiro trimestre letivo, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental estudaram a África, continente rico em diferenças sociais, culturais e, principalmente, linguísticas. E, para compartilhar o que aprenderam, os estudantes foram motivados pela professora de História da série, Marcela Torres, a se envolver em um trabalho denominado "A África fala".

* Colégio dos Jesuítas - 7º ano do Ensino Fundamental - ''A África fala''

Em pequenos grupos, os alunos pesquisaram sobre os vários dialetos africanos e, reutilizando materiais disponíveis na Sala de Artes do Colégio (usados por outros estudantes em trabalhos anteriores), confeccionaram "bocas" com "balões de fala" em estilo semelhante ao da linguagem utilizada nas histórias em quadrinhos.

* Colégio dos Jesuítas - 7º ano do Ensino Fundamental - ''A África fala''

As produções dos grupos estão expostas no corredor da série e todo o caminho percorrido pelos estudantes foi acompanhado pela professora, que propôs estratégias diferenciadas para favorecer a aprendizagem integral. "O trabalho lúdico contribui para o desenvolvimento da criatividade, do conhecimento, do cooperativismo, respeito pelo espaço do outro, pelo espaço do grupo e aproxima ideias diferentes", ressalta a educadora.

* Colégio dos Jesuítas - 7º ano do Ensino Fundamental - ''A África fala''

A proposta foi bem aceita e envolveu os estudantes no trabalho. "Conhecemos uma cultura diferente da nossa e muita rica, com mais de dois mil dialetos. Foi bem legal fazer o trabalho desse jeito e todo mundo se comprometeu. Aprendemos em grupo e, no final, aprendemos um pouco mais com os trabalhos dos outros", destaca Sophia Salzani, da turma "B".