Notícias

Alfabetização: uma divertida e deliciosa aprendizagem

Data de publicação:

O segundo semestre começou cheio de descobertas, encantamento e aprendizagem no Colégio dos Jesuítas. Em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado neste mês de agosto, e para estimular os estudantes do 1º ano/Fundamental no aprendizado da escrita da letra cursiva, as professoras regentes e a professora de Inglês apresentaram o espetáculo "A Sopa de Pedras com Letrinhas". A atração foi uma divertida adaptação do conto popular "A Sopa de Pedra", em que o personagem principal é Pedro Malasartes, muito conhecido nos contos populares brasileiros e que, na apresentação de nossas professoras, até "falava inglês".

* Alfabetização no 1º ano: uma divertida e deliciosa aprendizagem

Segundo as educadoras, a apresentação no Auditório Padre Oliveira deu mais sabor à prática do conteúdo abordado em sala de aula. "Todos os espaços são propícios à construção do conhecimento, especialmente se essa for temperada com alegria, curiosidade e emoção", comentam, acrescentando que, no final do espetáculo, as crianças aplaudiram e ficaram na expectativa de "provarem a sopa de pedras com letrinhas".


"Sopa de Letrinhas"

Dando continuidade ao conteúdo relacionado ao processo de alfabetização, as turmas do 1º ano foram envolvidas na preparação da receita de uma "Sopa de Letrinhas". Para essa prazerosa experiência (realizada na cozinha do Espaço Didático Padre Félix), cada estudante foi convidado a trazer um ingrediente. Além da identificação das letras do alfabeto, as crianças vivenciaram outras aprendizagens, como: conhecimento dos órgãos dos sentidos, cores e quantidades, alimentação familiar, importância dos profissionais do campo e de cada alimento para a saúde.

* Alfabetização no 1º ano: uma divertida e deliciosa aprendizagem

Durante a preparação da sopa, as educadoras estimularam a imaginação das crianças e colocaram um ingrediente especial, que contribuiu para o desenvolvimento das habilidades com a escrita da letra cursiva: o "pó mágico". Curiosas, elas se divertiram e ficaram estimuladas a aprender cada vez mais.

* Alfabetização no 1º ano: uma divertida e deliciosa aprendizagem

Após o cozimento dos alimentos e do macarrão, os estudantes saborearam a deliciosa sopa e descobriram - com o paladar e a visão - qual legume estavam saboreando. Na ocasião, eles também foram convidados a procurar a letrinha da inicial de seus nomes ou as letras de suas preferências. "Na atividade, as turmas refletiram e compreenderam vários contextos. Além disso, a experiência do fazer beneficia o aprendizado diário e significativo", partilham as educadoras.


* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas
Instagram Acesse

Facebook Acesse

Fale conosco

Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 2101-5700
contato@coljes.com.br

Receba notícias do Colégio


Acesse
Moodle RJE Companhia de Jesus