Aluno conquista medalha na Olimpíada Mineira de Matemática

Data de publicação: * Cerimônia de entrega da medalha conquistada na Olimpíada Mineira de Matemática - 2016 ao estudante Pedro Ivo Morais Giesbrecht (Colégio dos Jesuítas - 10/03/2017)

Na manhã de 10 de março, em uma cerimônia que reuniu no Auditório Padre Oliveira as turmas de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, o aluno do 8º ano, Pedro Ivo Morais Giesbrecht, recebeu a medalha de bronze conquistada na Olimpíada Mineira de Matemática em 2016, enviada recentemente ao Colégio pelos organizadores da competição.

Há treze anos, o Colégio dos Jesuítas participa de Olimpíadas Científicas e, nesse período, alunas e alunos da instituição já conquistaram 117 medalhas, das quais duas foram obtidas em Olimpíadas Internacionais, realizadas na Índia e na Ucrânia. Representando esse conjunto de alunos medalhistas do Colégio, participaram da cerimônia também os estudantes Henrique Wagner de Menezes (9º ano do Ensino Fundamental) e Matheus Chebli de Abreu (2ª série do Ensino Médio Manhã).

A Olimpíada Mineira de Matemática (OMM) é uma saudável competição em que os estudantes resolvem problemas de Matemática que envolvem bastante raciocínio e criatividade. A OMM é um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que tem como objetivos principais: a difusão e a divulgação da Matemática, estimulando o interesse de professores e estudantes; o fortalecimento do contato entre escolas de educação básica e o Departamento de Matemática da UFMG; e, ainda, detectar e orientar jovens com especial talento para a pesquisa científica, especialmente em Matemática.

Convocação para a Olimpíada Brasileira de Matemática em 2017

No final da cerimônia, o Coordenador da Área de Matemática no Colégio dos Jesuítas, professor Gabriel Moreno, convidou os estudantes das duas séries a participarem da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática) que, em 2017, de maneira inédita, envolverá alunos de escolas públicas e colégios particulares.

Nesse sentido, no início desta semana, uma carta foi entregue a todos os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, convocando-os para a competição.

As autorizações de participação dos estudantes devem ser entregues às respectivas coordenações de série, devidamente assinadas pelos pais e/ou responsáveis, até 17 de março (sexta-feira).