Aluno do Ensino Médio pode representar o Brasil em Olimpíada Internacional de Astronomia

O aluno da 3ª série do Ensino Médio diurno do Colégio dos Jesuítas, Henrique Lovisi Ennes, pode representar o Brasil em uma Olimpíada Internacional.

Em função de seu desempenho na 17ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em 2014, o estudante foi convidado pelo coordenador geral da competição, Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, a realizar outras provas e é, neste momento, um dos 100 brasileiros na fase final da seleção para as equipes que representarão o país na IX Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês) e na VII Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

De 29 de março a 1º de abril, os finalistas se reunirão em Barra do Piraí, no interior fluminense, e realizarão duas provas observacionais (planetário e céu) e duas provas teóricas. O desempenho dos jovens nas provas definirá a formação das equipes brasileiras em cada competição: os estudantes com as cinco maiores notas participarão da IOAA (que acontecerá na Indonésia, de 26 de julho a 4 de agosto) e outros cinco, da OLAA (no Brasil, de 27 de setembro a 4 de outubro).

Dos 12 estudantes de Minas Gerais convidados a participar desta fase final do processo seletivo para as duas competições internacionais, Henrique é o único representante da cidade de Juiz de Fora.

No final de 2014, o estudante Henrique Lovisi Ennes foi homenageado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Juiz de Fora por seu desempenho na 17ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica