Alunos são convidados a participar de seleção para Olimpíadas Internacionais

No dia 15 de maio deste ano, milhares de estudantes de todo o país participaram da 18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Um dos vários objetivos da competição é selecionar estudantes para representarem o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês) e na Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

Na lista dos estudantes pré-selecionados para participar das duas Olimpíadas Internacionais, divulgada este mês pelo Coordenador da OBA, Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, há 8 alunos do Ensino Médio do Colégio dos Jesuítas:

• Gabriel Ribeiro Brega (2ª série - diurno)
  • Henrique Lovisi Ennes (3ª série - diurno)
  • João Victor Lopes Fam (3ª série - noturno)
  • Júlia Medeiros Guimarães (2ª série - diurno)
  • Leonardo da Silva Barreto (3ª série - noturno)
  • Nícolas da Rocha Pires (3ª série - diurno)
  • Sarah Rachid Ozório (2ª série - diurno)
  • Vinicius Maciel e Souza (3ª série - diurno)

Nos próximos meses, os estudantes que aceitarem o convite do Coordenador da OBA farão três provas (em setembro, novembro e dezembro) com conteúdos de Astronomia, de nível um pouco mais alto do que o utilizado na prova realizada em maio. Antes, porém, no dia 30 de agosto, participarão de um simulado para conhecerem o sistema usado no processo de seleção.

A definição das equipes que representarão o Brasil nas competições internacionais acontecerá no início de 2016.

18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) - detalhe do cartaz de divulgação