Alunos da 2ª série do Ensino Médio estudam clássicos da literatura

Com o objetivo de conhecer grandes obras literárias da humanidade, os alunos da 2ª série do Ensino Médio diurno estudaram, no 1º bimestre letivo, um pouco mais os clássicos dramáticos, líricos, narrativos e épicos.

Cada turma dedicou-se a um gênero literário e os alunos, em grupos, concentraram sua pesquisa em uma obra ou em um(a) autor(a), como, por exemplo:

• Turma A - Gênero Dramático: Ariano Suassuna, Hamlet, Moliére, Nelson Rodrigues
  • Turma B - Gênero Lírico: Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto, Luís de Camões
  • Turma C - Gênero Narrativo: Aluísio de Azevedo, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, José Saramago, Machado de Assis
  • Turma D - Gênero Épico: A Divina Comédia (Dante Alighieri), Eneida (Virgilio), I-Juca-Pirama (Gonçalves Dias), Odisseia (Homero)

Os resultados da pesquisa deveriam ser partilhados de forma artística e, segundo a professora de Literatura/Arte da série, Mariana Moreira Fernandes Barata, a criatividade dos estudantes extrapolou as expectativas. Ela destaca, porém, que a proposta só se concretizou pelas condições criadas na escola para o desenvolvimento da disciplina. "Este trabalho só foi possível em função do aumento, em 2015, da carga horária de Literatura. Assim, na disciplina Literatura/Arte, temos uma ótima chance de um ensino menos preso ao conteúdo e mais artístico", partilha a educadora.

Abaixo, imagens de alguns dos cartazes produzidos pelos estudantes:

Trabalho de alunos da 2ª série do Ensino Médio diurno - Turma A - Calabar (1º bimestre/2015)

Trabalho de alunos da 2ª série do Ensino Médio diurno - Turma B - Castro Alves (1º bimestre/2015)

Trabalho de alunos da 2ª série do Ensino Médio diurno - Turma C - Aluísio de Azevedo (1º bimestre/2015)

Trabalho de alunos da 2ª série do Ensino Médio diurno - Turma D - Mensagem/Fernando Pessoa (1º bimestre/2015)