Alunos do Ensino Médio participam de projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Dezenove alunos do Ensino Médio diurno do Colégio dos Jesuítas participam este ano do Parlamento Jovem de Minas, um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, desenvolvido em parceria com Câmaras Municipais e instituições de ensino do estado.

Nesta edição do projeto, estudantes das redes pública e particular de 40 municípios mineiros estudarão, debaterão e apresentarão propostas de políticas públicas relacionadas ao tema "Segurança Pública e Direitos Humanos".

Além de estudarem o tema, os jovens aprendem sobre política, cidadania, funcionamento do Estado e do Poder Legislativo. "O Parlamento Jovem de Minas busca proporcionar aos estudantes um espaço para a reflexão sobre o papel do Poder Legislativo Estadual, a importância da participação política em uma sociedade democrática e promover a Educação para a Cidadania", explica o coordenador do projeto em Juiz de Fora, o sociólogo Sérgio Peres Dutra, servidor do Legislativo Municipal.

Uma cerimônia no Plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora, no dia 20 de março, reuniu cerca de 100 estudantes, de cinco escolas da cidade, para o início dos trabalhos da Etapa Municipal do Parlamento Jovem de Minas em 2015.

Alunos do Colégio dos Jesuítas e de outras quatro escolas de Juiz de Fora participaram, na Câmara Municipal, da cerimônia de instalação do Parlamento Jovem de Minas em 2015 (20/03/2015)

Em agosto, estudantes de sete cidades da Zona da Mata mineira (Espera Feliz, Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Santos Dumont, Viçosa e Visconde do Rio Branco) participarão da Etapa Regional do projeto e, no início de outubro, jovens de várias regiões do estado se reunirão na capital para a Etapa Estadual do Parlamento Jovem de Minas em 2015.

As propostas apresentadas pelos estudantes à Assembleia Legislativa de Minas Gerais podem se transformar em projetos de lei ou em políticas públicas.

Alunos do Colégio dos Jesuítas no Parlamento Jovem de Minas em 2015:

• Ana Carolina Machado Nascimento (1ª série)
  • Ana Clara Resende Meirelles Nascimento (2ª série)
  • Caio Boechat de Oliveira (2ª série)
  • Eduarda Thees Sanches (1ª série)
  • Gustavo José Peixoto Biscotto (1ª série)
  • Isadora Vilela de Arruda (2ª série)
  • Jessika de Oliveira Frizzero (2ª série)
  • João Flávio Reis Abreu (1ª série)
  • Júlia Barros Sevenini (1ª série)
  • Marcello Silveira Filgueiras (2ª série)
  • Maria Júlia Areas Lourenço (2ª série)