Alunos do Ensino Médio vivenciam o Mistério Pascal

Nos primeiros dias de abril, alunos do Ensino Médio, antigos alunos e educadores de quatro colégios jesuítas da região participaram de três encontros nos quais puderam vivenciar o Mistério Pascal, à luz da espiritualidade inaciana.

Na Semana Santa Jovem I (SSJ I, realizada no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Juiz de Fora/MG) e na Semana Santa Jovem II (SSJ II, realizada na Vila Santo Inácio, em Petrópolis/RJ), os encontros reuniram, de 1º a 4 de abril, representantes dos colégios Anchieta (Nova Friburgo/RJ), dos Jesuítas (Juiz de Fora/MG), Loyola (Belo Horizonte/MG) e Santo Inácio (Rio de Janeiro/RJ).

Com dinâmicas que favorecem o envolvimento dos jovens com os Mistérios celebrados durante os encontros e muitos momentos de partilha em grupo, os participantes têm uma experiência profunda da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. "Vivendo com nosso corpo e alma o que aconteceu com Jesus, somos capazes de enxergar a Sua humildade, sofrendo e celebrando com Cristo Sua entrega por nós", destaca a aluna da 1ª série do Ensino Médio diurno do Colégio dos Jesuítas, Mariana Hippert Gonçalves Silva, que esteve na SSJ I.

* clique na imagem e navegue pelo álbum de fotos da Missa de Ramos no Colégio dos Jesuítas e dos encontros de Semana Santa Jovem e Páscoa Jovem em 2015

Dando continuidade à experiência vivenciada na SSJ I, os momentos de oração na SSJ II são mais intensos, e as dinâmicas buscam ressaltar a fé encarnada para despertar nos jovens a abertura pessoal para as necessidades do próximo. "Na SSJ II, estamos mais amadurecidos. Assim, o objetivo não é apenas conhecer pessoas novas, mas conhecer pessoas e amar o próximo. A vivência é muito mais intensa e, descobrindo outras pessoas, nos descobrimos ao olharmos para nós de modo diferente", ressalta a aluna da 3ª série do Ensino Médio diurno do Colégio dos Jesuítas, Maria Laura Batalha Bello.

Na Páscoa Jovem, realizada de 2 a 4 de abril na Casa Santo Alberto Hurtado, em Juiz de Fora, reunindo apenas integrantes da comunidade educativa do Colégio dos Jesuítas, a vivência das celebrações possibilita maior interação na comunidade local, com dinâmicas que incentivam os participantes a se colocarem a serviço. Além das atividades na escola, o grupo percorre as ruas do bairro Dom Bosco acompanhando os últimos passos de Jesus. "Gostei muito da Via Sacra. Foi muito bom olhar a cidade de um outro ponto de vista, sair da zona de conforto e ajudar os outros, as crianças", partilha a aluna da 2ª série do Ensino Médio noturno, Larissa Gomes de Jesus.

Também na Páscoa Jovem, os espaços de partilha ajudam bastante a aproximar os membros da comunidade educativa do Colégio dos Jesuítas. "Já na dinâmica de apresentação, você passa a enxergar o outro de maneira diferente, de verdade, a partir daquilo que cada um compartilha", afirma Taís Alvim Vasconcellos, aluna da 1ª série do Ensino Médio diurno, que se surpreendeu positivamente com a participação dos jovens na comunidade, em momento de Adoração ao Santíssimo.

E se o serviço é a marca principal da Páscoa Jovem, os encontros de Semana Santa também despertam nos participantes outros sentimentos. "Se a SSJ I é paixão, a SSJ II é encantamento", resume Guilherme Abizaid David, aluno da 2ª série do Ensino Médio diurno do Colégio dos Jesuítas, que participou dos dois encontros, em 2014 e 2015, respectivamente.

Mas... e agora que o encontro acabou?

Felizmente, a experiência revela que não acabou, pois, para quem crê, há algo além do que parece ser o fim. "A SSJ é uma experiência inexplicável de amadurecimento da fé cristã. Em resumo, falamos de reflexão, maturidade e serviço, sendo motivados a trazer esses elementos para nossa realidade. Assim, a Semana Santa começa a dar frutos quando você sai de lá, volta para casa e quer colocar em prática o que viveu", aponta o aluno da 3ª série do Ensino Médio noturno do Colégio dos Jesuítas, Elio Moratori Teixeira.

* clique em uma das imagens acima e navegue pelo álbum de fotos da Missa de Ramos no Colégio dos Jesuítas e dos encontros de Semana Santa Jovem e Páscoa Jovem em 2015