Como um centro de aprendizagem da Companhia de Jesus no Brasil, que se inspira no PEC (Projeto Educativo Comum, da Rede Jesuíta de Educação), o Colégio dos Jesuítas adota um modo de proceder comprometido com a formação integral dos alunos, a partir dos valores inacianos.

Assim, buscando suscitar habilidades e competências que ajudam a formar jovens conscientes, competentes e comprometidos com a compaixão, o Colégio dos Jesuítas oferece várias atividades que acrescem ao currículo acadêmico a possibilidade de desenvolver importantes dimensões da vida humana.

* Colégio dos Jesuítas - Apadrinhamento Social: atuação compassiva e cidadã junto aos que clamam por inclusão e justiça social

Com esse objetivo, na perspectiva da "Formação Social", desponta em 2016 o "Projeto de Apadrinhamento Social", envolvendo alunos de todas as idades, da Educação Infantil ao Ensino Médio, sensibilizando-os para a atuação compassiva e cidadã junto aos que clamam por inclusão e justiça social:

• até o 5º ano do Ensino Fundamental, tendo em vista a idade das crianças, as iniciativas consistem em um contato com as instituições parceiras do Colégio dos Jesuítas por meio de campanhas solidárias e de trocas de cartinhas e desenhos, que são levados aos espaços por educadores das séries;
  • do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, os alunos realizam visitas semestrais às instituições, desenvolvendo atividades lúdicas ou de reforço escolar, conforme a necessidade e a especificidade de cada local;
  • no Ensino Médio diurno, as visitas são frequentes e envolvem um trabalho mais personalizado e comprometido, de caráter voluntário e no contraturno das atividades escolares, conforme a realidade das pessoas em situação de vulnerabilidade social assistidas pelas instituições parceiras.

Após a presença no Curumim Santa Maria e na Creche Comunitária Celsa Moreira de Souza, nos bairros Jóquei Clube e Barbosa Lage, a Coordenadora da Educação Infantil do Colégio dos Jesuítas, Amanda dos Reis Santos Gonçalves (na foto, à esquerda), destacou a importância das partilhas vivenciadas no mês de maio. "Fomos muito bem recebidos, com imenso carinho dos educadores e das crianças, que nos aguardavam ansiosos e prepararam até uma dança para apresentar por conta de nossa presença. Vimos o sorriso e o agradecimento sincero de cada um... realmente comovente! Em momentos assim, vivemos o que diz a oração de São Francisco: É dando que se recebe...", ressalta a educadora.

Também em maio, 19 alunos do 7º ano do Colégio dos Jesuítas, representando toda a série, estiveram na Escola Municipal Bom Pastor, no bairro Cidade Jardim. Acompanhados pelo professor de Ensino Religioso, Gerry Adriano da Silva, os estudantes levaram cartas confeccionadas nas salas de aula e bombons para os novos colegas. A experiência foi bastante significativa, como demonstram as palavras da aluna da turma "B", Marina Vianello de Souza. "Quando cheguei lá, vi como todas as crianças eram lindas, educadas e carinhosas. Entrando nas salas, vi um grande sorriso em seus rostos e, logo, comecei a me apegar a elas. Na saída, foi bem difícil. Havia uma menina que, para não sentir tristeza por deixá-la, prometi a mim mesma que voltaria. Adorei a experiência, pois me fez sentir uma pessoa melhor", partilha a estudante.

** Atualização - 17/06/2016 14:49