Colégio dos Jesuítas

Associação de Pais do Colégio dos Jesuítas - História

* Texto: Associação de Pais do Colégio dos Jesuítas - Gestão 2017/2019

A história da Associação de Pais do Colégio dos Jesuítas teve início com um grupo de mães de estudantes do Ensino Fundamental I, no ano de 2015. Em encontros diários na escola, eram divididas preocupações e anseios em relação ao dia a dia escolar de seus filhos. Existia um sentimento e pensamento comum ao grupo de mães e, sempre que possível, em conversas informais, surgia o assunto de reunirem-se formalmente para auxiliar o colégio, como parceiros de diálogo, trocas de informações e ações para o crescimento saudável de toda a comunidade escolar.

Neste sentido, Zarne Mara Morais Xavier Soares, Marise Rodrigues Lopes Campos, Lícea Calaes de Oliveira, Giovana Laguardia Teixeira Bessa, Cláudia Ribeiro de Oliveira David e Vilmara Fernandes de Mello, buscavam constantemente oportunidades de diálogo com o colégio, unidas em torno do mesmo objetivo e se organizando como grupo de mães.

No segundo semestre de 2015, o grupo realizou encontros com o Diretor Geral, Padre Sérgio Eduardo Mariucci, SJ, para tratar de assuntos referentes às mudanças do colégio no decorrer dos anos, aos valores prezados pelas famílias e às questões pontuais que envolviam as famílias e a escola. Nesses encontros, gradativamente, foi sendo amadurecida a ideia da criação de uma comissão de pais.

* Associação de Pais do Colégio dos Jesuítas - APJ (17/11/2016)

Em 2016, os encontros passaram a ser bimensais e o grupo iniciou o estudo do Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação (PEC, 2016) orientado pelo Diretor do Colégio. Com trocas de ideias do grupo, somadas ao acolhimento do diretor geral, em dezessete de novembro de 2016 deu-se início à organização do primeiro encontro aberto a todos os pais do colégio que tivessem interesse em integrar a comissão de pais (foto acima).

Como resultado dos encontros, em maio de 2017 a Direção Geral do Colégio convidou todos os pais e/ou responsáveis para uma reunião no dia três de junho, sábado, às nove horas, no Auditório Padre Oliveira, para a constituição de uma Comissão Representativa de Pais. O convite foi feito em carta entregue aos estudantes e, no dia seguinte, o mesmo convite foi divulgado na página eletrônica do Colégio. Na reunião (foto abaixo), foram escolhidos dois representantes de cada série para compor a Comissão e foi acordada a reunião seguinte para o dia primeiro de julho, com o objetivo de estudar o PEC.

* Associação de Pais do Colégio dos Jesuítas - APJ (03/06/2017)

A Comissão passou a se reunir no mínimo uma vez por mês e, além dos estudos do PEC, com a presença e orientação do Padre Sérgio Eduardo Mariucci, SJ, ou do Diretor Francisco Juceme do Nascimento, eram discutidos temas diversos, trazidos tanto pelo representante do Colégio quanto pelos membros da Comissão. Em setembro de 2017, findados os estudos do PEC, a Comissão foi orientada a elaborar o estatuto que deveria dispor sobre os fundamentos da futura Associação de Pais do Colégio dos Jesuítas. A Comissão passou então a estudar estatutos de associações de pais de outros colégios da Rede, para, a partir do documento mais pertinente às especificidades do Colégio dos Jesuítas, elaborar documento próprio.

Em dez de março de 2018 (foto abaixo), após definição da estrutura diretiva, a Comissão deu início à fundação da Associação de Pais do Colégio dos Jesuítas (APJ), por meio de eleição dos membros para ocupação dos cargos. A estrutura da Associação passou a ser composta por: Edilvana Mara da Silva Lopes, como presidente; Marise Rodrigues Lopes Campos, como vice-presidente; Ivana Sales Ferrari, como primeira secretária; Deniele Pereira Batista, como segunda secretária; Luciana Rodrigues Pereira, como primeira tesoureira; e Aline Ferreira Côrtes Estevanato Coutinho, como segunda tesoureira. O conselho fiscal foi composto por Adriana Luiza de Matos Silva de Faria, Carlos Augusto Soares de Souza e Wagner Ramalho. A diretoria jurídica, de caráter temporário, foi formada pelos membros Márcio Gil Tostes dos Santos e Mariana Casali Nicodemos, para fins de colaboração técnica na elaboração do estatuto.

* Associação de Pais do Colégio dos Jesuítas - APJ (10/03/2018)

Nas reuniões subsequentes, foram tratados assuntos diversos, concomitantemente à construção do Estatuto da APJ. Em agosto de 2018, o grupo finalizou a elaboração do documento e o encaminhou para análise da Direção Geral do Colégio. Após período de análises e incorporação dos apontamentos sugeridos pelo Colégio, o Estatuto da APJ teve a aprovação final em vinte e seis de outubro de 2018. Com a aprovação do Estatuto, a Associação em parceria com o Colégio, deu início ao processo de registro em cartório para legalmente exercer a representatividade proposta no PEC (n. 103, p. 77).

Da constituição da Comissão Representativa dos Pais até o registro da APJ, ocorrido em 16 de janeiro de 2019, a maioria dos pais e responsáveis precisaram se desligar por motivos diversos, entretanto, muitos deixaram contribuições fundamentais ao histórico da Associação. Deste grupo, permaneceram, com mandatos até março de 2020, Aline Ferreira Côrtes Estevanato Coutinho, Carlos Augusto Soares de Souza, Cyntia Caputo Weiss Xavier, Deniele Pereira Batista, Edilvana Mara da Silva Lopes, Lícea Calaes de Oliveira, Luciana Rodrigues Pereira, Márcio Gil Tostes dos Santos, Mariana Casali, Marise Rodrigues Lopes Campos e Wagner Ramalho.