Após trabalho de campo, alunos do 6º ano produzem e socializam conhecimento

* Após trabalho de campo nos municípios mineiros de Cordisburgo e Lagoa Santa, alunos do 6º ano produzem e socializam conhecimento

Quem passa estes dias pelo corredor do 6º ano do Ensino Fundamental fica curioso diante da movimentação e da euforia dos alunos em torno de pequenos livros expostos em uma mesa. Para descobrir do que se trata, conversamos com a coordenadora da série, professora Aline Gervason Magacho, que falou sobre o trabalho produzido pelos estudantes. "Nos dias 22 e 29 de agosto, cerca de 120 alunos do 6º ano viajaram para os municípios de Cordisburgo e Lagoa Santa para trabalho de campo, envolvendo as disciplinas História, Ciências, Geografia e Língua Portuguesa. Além da diversão e da aventura de viajarem com os amigos, o aprendizado foi grande!", explica a educadora.

Na excursão às duas cidades mineiras, os estudantes conheceram a Gruta do Maquiné e o Museu Arqueológico de Lagoa Santa, também conhecido como Museu da Lapinha. "A Gruta do Maquiné, com sua grandiosidade, suas estalactites e estalagmites que lembram formas concretas, imensos e lindíssimos salões iluminados que guardam a sua História, fascinou a todos, em uma visita acompanhada pela equipe de educadores e pelo guia do local. O Museu Arqueológico da Lapinha trouxe a História com explicações muito esclarecedoras e ricas da historiadora do local, Érika Bányai, parente do fundador do Museu (Sr. Mihály Bányai), ouvidas atentamente pelos alunos, sobre o povo que viveu no local há milhares de anos. Fósseis, ossadas, animais pré-históricos, pedras e rochas que se encontram somente nessa região do país fascinaram os alunos que registraram com fotos as peças para o trabalho posterior", destaca a coordenadora da série.

Ressaltando que este é um passeio que sempre se renova, a educadora do Colégio dos Jesuítas partilha uma das muitas lições aprendidas pelos estudantes no projeto, ao reproduzir o argumento da historiadora do Museu da Lapinha, reconhecido nacionalmente por seus estudos e importância científica. "A arqueologia é uma caixinha de surpresas, a todo momento são feitas novas descobertas que acrescentam mais fatos à História da Humanidade. Assim, a História do Museu também está em constante transformação", afirma Érika Bányai.