Alegria, integração, cultura e aprendizagem no "Arraiá" do Jesuítas

Alegria, diversão, danças, comidas típicas, brincadeiras, teatro e aprendizagem marcaram mais uma edição do "Arraiá" do Jesuítas, realizado no último sábado (08/06). A Festa, que neste ano terá sua renda destinada à ASCOMCER (Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora), reuniu estudantes, educadores, familiares e seus convidados em um momento cultural, de integração e de confraternização.

* Alegria, integração, cultura e aprendizagem no ''Arraiá'' do Jesuítas

Neste ano, em sintonia com a Companhia de Jesus no Brasil, o tema escolhido para a Festa Junina 2019 do Colégio foi "Jesuítas a caminho da justiça socioambiental". Com essa inspiração, a instituição convidou a comunidade educativa a utilizar Copos Ecológicos e a promover gestos concretos de cuidado com a "Casa Comum", como reusar cumbuquinhas e talheres, e descartar itens no residuário adequado a cada tipo de material. "O tema da festa me fez refletir sobre sustentabilidade e a pensar como podemos apoiar ideias e estimular a conscientização de nossas crianças", comenta Andréa Espada, mãe de dois estudantes do Colégio.

* Alegria, integração, cultura e aprendizagem no ''Arraiá'' do Jesuítas

A Abertura Oficial da "festança" foi realizada pelo Diretor Geral do Colégio, Padre Mário Sündermann, SJ. Logo depois, iniciaram-se as apresentações das danças/quadrilhas das turmas. Na ocasião, em sintonia com o Programa Bilíngue desenvolvido em nosso Colégio, estudantes de séries iniciais do Ensino Fundamental executaram coreografias seguindo comandos em português e em inglês. As famílias também se divertiram com as crianças na "pescaria", com as brincadeiras na área do Parquinho e saborearam deliciosas comidas típicas.

"Vai deixar saudades...."

Em nossa Festa Junina, a comunidade educativa também foi convidada a assistir a uma apresentação de teatro, encenada pelo Grupo Artístico do Colégio ("InaciArtes"), por estudantes do Ensino Médio Integral Vespertino e por educadores do Colégio. Realizado em três sessões, o "Auto de São João" abordou, de forma bem-humorada e didática, as características e curiosidades das festas juninas, dos santos homenageados e dos simbolismos da festividade no Brasil.

* Alegria, integração, cultura e aprendizagem no ''Arraiá'' do Jesuítas

Para Cristiane Gonçalves de Oliveira Fialho, mãe de três estudantes, a ampliação do horário da Festa (9h às 17h) possibilitou maior convivência e aproveitamento pelas famílias. "A Festa Junina fortalece a valorização cultural e regional, além de agregar as turmas e os amigos", partilha Cristiane. A estudante da 3ª série/Ensino Médio, Sophia Helena Gutruf, conta que já está com saudades do "Arraiá". "Tudo está muito bem organizado. Os ensaios também foram muito legais. O ano que vem, com certeza, estarei aqui como antiga aluna", finaliza.

Atividades lúdicas e aprendizagem

Da semana que antecedeu a Festa Junina até o dia 12 de junho, os estudantes da Pré-Escola I e II vivenciaram de várias formas a cultura brasileira, participando de atividades lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento de habilidades e aprendizagens.

* Alegria, integração, cultura e aprendizagem no ''Arraiá'' do Jesuítas

As crianças reconheceram os numerais por meio do jogo das argolas, estimularam a percepção visual e a noção espacial com a brincadeira de "prender o rabo no burro", e desenvolveram a coordenação ampla na atividade de "pular fogueira". Os pequenos também se divertiram "pescando letrinhas", identificando-as e dizendo uma palavra iniciada com a letra pescada. Segundo as educadoras, as atividades realizadas criaram mecanismos de aprendizagem. Além disso, os estudantes puderam perceber o quanto é prazeroso aprender brincando.

* Alegria, integração, cultura e aprendizagem no ''Arraiá'' do Jesuítas

Clique nos links abaixo e veja fotos da nossa Festa!