Avaliações Diversificadas de Matemática na plataforma Moodle RJE

Inovando a forma de avaliar a aprendizagem dos conteúdos de Matemática, as Avaliações Diversificadas no 6º ano do Ensino Fundamental têm sido realizadas na plataforma Moodle RJE.

* Colégio dos Jesuítas - 6º ano do Ensino Fundamental - Avaliações Diversificadas de Matemática na plataforma Moodle RJE

Com esse objetivo, desde o início do período letivo, os estudantes têm sido orientados no Laboratório de Informática pelo professor de Matemática, Fernando Nascimento. Conforme a metodologia adotada, logo após um conteúdo ser trabalhado em sala de aula, questões são compartilhadas na plataforma pelo educador, que também apresenta aos alunos uma forma de estudo dirigido, apontando, no final dos exercícios, como estudar no livro didático o referido conteúdo. Na opinião da aluna Beatriz Ponce Calixto Gonzalez, são muitos os benefícios proporcionados pelo uso da plataforma. "Às vezes acontece de alguém deixar de estudar para ficar na internet. Assim, é muito bom o Colégio ter um espaço que engloba tudo isso. E ter mais exercícios do que está no livro ajuda a captar a matéria e tirar dúvidas", destaca a estudante.

E, se as questões compartilhadas no ambiente eletrônico ajudam os estudantes, os recursos do Moodle RJE também auxiliam os professores a perceber diferentes níveis de aprendizagem. "A resolução dos exercícios na plataforma permite o acompanhamento do professor 'em tempo real', funcionando, assim, como uma espécie de 'Recuperação Paralela' no processo de aprendizagem dos estudantes", destaca o profissional que, em sintonia com o Projeto Educativo Comum, da Rede Jesuíta de Educação, "propõe o caminho, apresenta o mapa e acompanha os estudantes, indicando critérios para que a apropriação do conhecimento seja feita de maneira significativa e com valor" (PEC, 32).

Nas Avaliações Diversificadas, os alunos resolvem questões semelhantes aos exercícios que praticaram nos momentos de estudo e, conforme a duração definida pelo professor para cada avaliação, um cronômetro regressivo marca o tempo restante para a resolução das questões, possibilitando aos estudantes, também, o desenvolvimento de habilidades relacionadas à administração do tempo. Os alunos do 6º ano aprovam a novidade. "É muito legal esse jeito novo de estudar. Faço os exercícios muitas vezes e isso me ajudou nas provas", partilha Rafael Lavorato Baião.