Projeto interdisciplinar no 6º e 7º anos trabalha biomas brasileiros e defesa da vida

Data de publicação: * Colégio dos Jesuítas - Projeto Interdisciplinar - 6º e 7º anos - Biomas brasileiros e defesa da vida (2017)

A partir do tema da Campanha da Fraternidade proposta para este ano pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), "Biomas brasileiros e defesa da vida", as turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental participaram de um projeto envolvendo as disciplinas das séries com o objetivo de levar os estudantes a identificar e conhecer as características de cada bioma, localizando-os geograficamente e percebendo os impactos sofridos devido à ação indiscriminada do homem, promovendo, diferentemente, um modo de se relacionar respeitosamente com a vida, o meio ambiente e a cultura dos povos que vivem nesses biomas.

A partir da leitura do livro "Biomas: conhecer para proteger", de Fernando Carraro, os alunos pesquisaram a fauna e a flora de cada bioma, reconhecendo ameaças que rondam essas riquezas naturais e refletindo sobre possíveis soluções para "Cultivar e guardar a criação" (Gn 2, 15), lema da Campanha da Fraternidade em 2017.

Orientados pelas professoras de Português, os alunos criaram poesias (6º ano) e paródias (7º ano) sobre os biomas brasileiros. Para o conteúdo de Ciências, elaboraram fichas com informações da fauna e da flora naturais de cada bioma. Nas aulas de Ensino Religioso, trabalharam o "Agir em cada bioma brasileiro" (6º ano) e com materiais reciclados (7º ano). Em inglês, os estudantes produziram um "Dictionary" com os termos usados no livro "Pictionary" e, nas avaliações de Matemática, buscaram solucionar problemas contextualizados. Nas aulas de História, utilizando os recursos do Laboratório de Informática, confeccionaram histórias em quadrinhos criando cenas a partir de um banco de imagens (animais, vegetação, pintura rupestre, homem primitivo, o fogo, cerâmicas, etc) previamente preparado por profissionais do Colégio. E, contemplando aspectos estudados nas aulas de Geografia, trabalhos produzidos nas turmas foram organizados em um painel, que contou também com mapas, frases e informações.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, as séries receberam a visita do autor Fernando Carraro. Grande defensor das causas ambientais, o geógrafo, historiador e professor assistiu, no Auditório Padre Oliveira, às apresentações de poesias e paródias elaboradas pelos alunos durante o projeto interdisciplinar. "Foi um momento especial, pois os alunos ouviram e participaram de assuntos relevantes e preocupantes, como o aquecimento global, a produção de lixo e a poluição de rios e mares, entre outros. Com todo seu carisma e sua docilidade, Fernando Carraro foi envolvendo nossos alunos e levando-os a refletir que precisamos cuidar de nossa Casa Comum e fazermos diferença no mundo, apresentando vários exemplos de crianças que abraçaram causas em prol do outro, do bem comum e do planeta", partilha a professora de Português do 6º ano, Lucimar Silveira Durço.

Após uma manhã intensa e proveitosa, o autor tirou fotos com os alunos e autografou seus livros com belas mensagens. "Em seus livros, Fernando Carraro aborda temas que alertam para a preservação da vida no planeta, contribuindo, assim, para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos", destaca a educadora.