Alunos do 2º ano vivenciam brincadeiras e brinquedos que marcaram gerações

Em um mundo cada vez mais informatizado, a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis. Mesmo assim, brincadeiras e brinquedos como peteca, amarelinha, ciranda e bolinha de gude têm um valor cultural inestimável, pois, por meio das brincadeiras, as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor.

Inspirados no artista plástico Ivan Cruz, que resgatou momentos de sua infância por meio de telas e esculturas, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental vivenciaram brincadeiras que marcaram outras gerações.

Assim, aquilo que antes era distante ou mesmo desconhecido tornou-se parte do dia a dia, da construção dos brinquedos às regras das brincadeiras.

Foi uma atividade muito rica e prazerosa para os alunos, em que viveram, aprenderam e reinventaram um jeito de brincar.

* Texto produzido pelas professoras Carla Tosetti, Daniela Müller, Josiane Paiva e Thaís Polito, do 2º ano do Ensino Fundamental

** Os brinquedos construídos artesanalmente pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, como pé de lata, bilboquê, boliche e barquinhos de papel (imagens abaixo), estão expostos no Galpão da escola.

Semana de Arte e Cultura do Colégio dos Jesuítas - 2º ano do Ensino Fundamental - turma A

Semana de Arte e Cultura do Colégio dos Jesuítas - 2º ano do Ensino Fundamental - turma B

Semana de Arte e Cultura do Colégio dos Jesuítas - 2º ano do Ensino Fundamental - turma C

Semana de Arte e Cultura do Colégio dos Jesuítas - 2º ano do Ensino Fundamental - turma D