É brincando que se aprende!

* Texto: Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental

O lúdico é uma importante ferramenta que, nós professores, podemos utilizar com as crianças como prática metodológica na aprendizagem, pois sabemos que é por meio da ludicidade que os alunos aprendem de forma mais prazerosa, concreta e significativa.

Com base nessa prática, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental conseguem, aos poucos, descobrir o mundo encantado das palavras. Assim, as crianças, cada uma em seu ritmo, com vivência dos estímulos externos e conhecimentos adquiridos nas séries anteriores, vão avançando etapas importantes de seu desenvolvimento.

* É brincando que se aprende! (atividade no 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio dos Jesuítas - 2016)

Por meio do alfabeto móvel, dos jogos e das brincadeiras, os alunos descobrem inúmeras possibilidades de escrita e elaboram suas hipóteses de acordo com as letras e seus respectivos sons, desenvolvendo o desejo do saber e despertando a capacidade de curiosidade para ir além e superar seus desafios.

Brincando, os alunos se deparam com a plena satisfação do conhecimento, participando com mais alegria do sabor de suas conquistas.

É brincando que se aprende!