Alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental participam de projeto da Câmara Municipal de Juiz de Fora

* Foto: Cerimônia de instalação da Câmara Mirim em 2015 (Câmara Municipal de Juiz de Fora - 11/06/2015)

* Foto: Câmara Municipal de Juiz de Fora

Na tarde de 11 de junho, 135 estudantes de dez escolas da cidade participaram, no plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora, da cerimônia de instalação da edição deste ano da Câmara Mirim.

Em 2015, dois temas foram escolhidos: "Educação de Qualidade e Ação Cidadã" (com os subtemas "Para uma cultura de paz" e "Para uma participação política dos estudantes") e "Qualidade de Vida e Meio Ambiente" (com os subtemas "Recursos hídricos e responsabilidade social" e "Consumo consciente"). Na manhã de sábado, 20 de junho, no Colégio Santa Catarina, os estudantes trabalharão esses assuntos, decidindo qual será o tema da Câmara Mirim este ano.

Das reflexões e discussões que serão realizadas até setembro, resultarão seis propostas (três para cada subtema) e, em uma cerimônia programada para o dia 4 de novembro, as propostas aprovadas na Plenária Final da Câmara Mirim em 2015 serão entregues à Mesa Diretora da Casa Legislativa, podendo ser transformadas em Lei ou enviadas, por meio de Requerimento, ao Poder Executivo.

Participando da Câmara Mirim pela segunda vez, a aluna do 9º ano do Colégio dos Jesuítas, Maria Eduarda Campos de Almeida (foto), foi convidada a partilhar, na cerimônia de instalação da Câmara Mirim em 2015, um pouco do que vivenciara no ano anterior. "A experiência de ter participado da Câmara Mirim o ano passado foi ótima. Foi possível aprender ainda mais sobre política e conhecer de perto como funciona esse ambiente que é tão importante para a sociedade. Essa oportunidade de poder estar em contato com estudantes de várias escolas e conhecer o ponto de vista de cada um é extremamente importante para a nossa formação como jovens e seres humanos, e os momentos com os Grupos de Trabalho são os mais interessantes nessa experiência", destacou a estudante, desejando aos colegas "vereadores" muita coragem, ânimo e seriedade em todo o processo.

Apresentado este ano ao projeto, o aluno do 8º ano do Colégio dos Jesuítas, Thomaz Cunha Ribeiro de Oliveira, já identifica benefícios decorrentes de sua participação nas atividades. "A Câmara Mirim é um projeto muito interessante porque traz pessoas de várias escolas, de várias realidades, para aprender um pouco sobre o que os vereadores fazem e como é o processo de fazer leis. E, vendo como realmente funciona, pode abrir o seu mundo para várias possibilidades", partilha o estudante.

O desafio dos participantes é enorme, assim como o compromisso e a motivação dos estudantes. "Eu espero que sejam desenvolvidas muitas propostas que realmente tenham impacto na vida das pessoas, alcançando os objetivos do projeto", almeja Juliana Alvim Müller Pessôa, aluna do 9º ano do Colégio dos Jesuítas.