Notícias

Campanha da Fraternidade busca assegurar o direito de todos ao saneamento básico

Data de publicação:

Este ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) coloca outra vez à disposição do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) a Campanha da Fraternidade, seu mais conhecido projeto de evangelização.

Com o tema "Casa Comum, nossa responsabilidade" e tendo como lema "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca" (Am 5,24), o objetivo geral da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e o empenho, à luz da fé, de todos por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa "Casa Comum".

Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 - Cartaz

Para falar sobre o tema, o Diretor Acadêmico do Colégio dos Jesuítas, professor Francisco Juceme R. do Nascimento, foi convidado a participar da primeira Reunião do Clero Arquidiocesano em 2016, no início de março. Pouco depois, o educador recebeu um convite da equipe da Rádio Catedral FM, da Arquidiocese de Juiz de Fora, para participar de uma entrevista sobre o tema.

Na rádio, Francisco Juceme destacou, entre outros aspectos, a importância de debater o problema, comprometendo-se com a transformação social, e como a escola pode atuar nesse movimento. "O problema ambiental é o problema do momento. E nós precisamos preparar as nossas gerações, principalmente o futuro dessas gerações, para este novo momento: viver com mais simplicidade, não sermos tão consumistas, nos comprometermos com aquilo que nós estamos causando, produzindo - como é o caso do lixo - e, ao mesmo tempo, semear uma esperança no meio da sociedade de que o cuidado e a responsabilidade passa por um compromisso evangélico. E a escola tem um papel crucial nesse processo, pois é um espaço de ensinar, de comprometer e de fazer experiências sustentáveis para o futuro", aponta o educador.

Para os cristãos, esta edição da Campanha da Fraternidade apresenta um desafio evangélico, chamando cada um a defender o projeto de Jesus, cuidando das pessoas. "Se o saneamento básico é um direito constitucional, por que ainda temos tantas pessoas vivendo sem esse direito? Por que ainda encontramos pessoas que não têm direito a água potável, a uma água limpa? Por que ainda temos pessoas vivendo em condições precárias? Isso não é cristão. Não é isso que Deus quer. E nós, como Igreja, como educadores, devemos dizer não a essa injustiça social", afirma Francisco Juceme.

A participação do Diretor Acadêmico do Colégio dos Jesuítas no programa "Entre Amigos", apresentado pelo comunicador Adriano de Souza na Rádio Catedral FM, está disponível na seção Multimídia do site da escola (clique na imagem abaixo para acessar a página e ouvir a entrevista).

Na tarde de 16 de março, o Diretor Acadêmico do Colégio dos Jesuítas, professor Francisco Juceme R. do Nascimento, falou na Rádio Catedral FM, da Arquidiocese de Juiz de Fora, sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016

Mais informações sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016: http://campanhas.cnbb.org.br/cf2016


* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas

Instagram Acesse

Facebook Acesse

Fale conosco

Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 2101-5700
contato@coljes.com.br

Receba notícias do Colégio


Acesse
Moodle RJE Companhia de Jesus