SOS Nepal - Campanha de Solidariedade

* Imagem: Campanha de Solidariedade ao Nepal - SOS Nepal / Divulgação

Em sintonia com os apelos do Papa Francisco por solidariedade fraterna às populações atingidas pelo forte terremoto que devastou o Nepal no dia 25 de abril, atingindo também a Índia, a China, o Bangladesh e o Paquistão, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira lançaram a Campanha de Solidariedade ao Nepal - SOS Nepal.

A iniciativa pretende arrecadar recursos para auxiliar as mais de 8 milhões de pessoas atingidas. Os recursos arrecadados serão destinados a ações de socorro imediato, como a oferta de água potável, alimentos, lonas e tendas, além de apoio posterior na reconstrução das condições de vida daquela população.

Em carta dirigida às dioceses, paróquias, comunidades, congregações, colégios e todas as pessoas de boa vontade (disponível aqui), os bispos que presidem a CNBB e a Cáritas Brasileira conclamam os brasileiros "para realização de uma grande corrente de oração e coleta de solidariedade, em favor do Nepal, no final de semana do dia das mães (09 e 10 de maio), fazendo memória de tantas mães, pais e filhos falecidos nesta tragédia".

Para depósito das ajudas financeiras, a Cáritas Brasileira disponibilizou três contas (para DOC e TED, o CNPJ da Cáritas Brasileira é 33.654.419/0001-16):

• Banco do Brasil - Agência: 3475-4 - Conta Corrente: 31.936-8
  • Caixa Econômica Federal - Agência: 1041 - Conta Corrente: 3573-5 - Operação: 003
  • Banco Bradesco - Agência: 0606-8 - Conta Corrente: 71.000-8

AjudaNepal.org

Outra mobilização de apoio aos nepaleses ocorre por meio do site colaborativo "AjudaNepal.org", criado para trazer informações atualizadas sobre a situação do Nepal, divulgar informações sobre brasileiros no Nepal, ajudar na localização de brasileiros ainda não contatados no Nepal e divulgar iniciativas sérias de campanhas de arrecadação em apoio às vítimas do terremoto. Há duas contas de uso exclusivo das doações do "AjudaNepal.org":

• Banco Itaú - Agência: 0735 - Conta Corrente: 05.231-8 - Intermediação Negócios Ltda - CNPJ: 05.644.811/0001-49
  • Citibank S/A - Agência: 001 (Paulista) - Conta Corrente: 38443740 (ou 3844374-0) - Titular: Patrícia Margotti Marochi e/ou - CPF: (favor solicitar pelo e-mail ajudanepal@gmail.com)

Os organizadores da campanha pedem que a doação seja avisada pelo e-mail ajudanepal@gmail.com, explicando se o colaborador deseja se identificar publicamente ou não.

Jesuítas no Nepal

Segundo notícia publicada no site do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no início desta semana, o superior jesuíta do Nepal, padre Boniface Tigga, solicitou ajuda para atender as pessoas refugiadas nos colégios e dependências que a Ordem Religiosa tem no país asiático. Em uma comunicação enviada para toda Companhia de Jesus, o jesuíta informa que "os colégios e a universidade de St. Xavier e o colégio de St. Mary abriram suas instalações para qualquer pessoa que procure refúgio". A notícia está disponível aqui.

Na imagem abaixo, alunos do colégio jesuíta na cidade de Kathmandu em ações de apoio aos atingidos pelo terremoto que devastou o Nepal.

* Foto: Alunos do colégio jesuíta na cidade de Kathmandu em ações de apoio aos atingidos pelo terremoto que devastou o Nepal (Earthquake Relief by Nepal Jesuits - http://fb.com/sjrelief4nep)

* Foto: St. Xavier's college student volunteers helping the people at Dhitalthok and Chogaun (Kathmandu) to rebuild their lives (Earthquake Relief by Nepal Jesuits - http://fb.com/sjrelief4nep)

Nepal: sua solidariedade pode salvar vidas!