Colégio dos Jesuítas - 60 anos: Educando para o MAGIS!

* Colégio dos Jesuítas - 60 anos: Educando para o MAGIS!

Em novembro, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio (diurno e noturno) e educadores do Colégio dos Jesuítas foram convidados a apresentar sugestões para a consigna dos 60 anos da escola: "palavra-vida" que traduzisse de modo claro e indiscutível a proposta a ser vivida e concretizada por toda a instituição nas comemorações de seu Jubileu de Diamante, em 2016.

Alunos e educadores responderam a esse chamado e, na fase final do concurso, 24 propostas foram avaliadas por uma comissão, observando critérios como criatividade, originalidade (desvinculação de outras consignas existentes), comunicação (concisão e universalidade), relação com o tema da Sustentabilidade (ideia central das comemorações) e relação com a história do Colégio dos Jesuítas e da Companhia de Jesus.

Assim, foi escolhida a sugestão apresentada pela professora da Educação Infantil, Flávia Pereira de Souza Facio, "Educando para o MAGIS !", que destaca uma importante marca da educação inaciana: a busca pelo Magis!

No artigo "O Magis Inaciano, impulso para que a humanidade viva", publicado em junho de 2004 na Revista de Espiritualidade Inaciana, Padre Carlos Rafael Cabarrús, jesuíta da Guatemala, aborda o significado do Magis: "é um termo em latim que quer dizer o mais, o maior, o melhor. Palavra muito utilizada por Santo Inácio de Loyola, quer dizer que sempre podemos experimentar um avanço em relação àquilo que já fazemos ou vivemos. [...] Assim, a pessoa que vive e se deixa impelir pelo magis é alguém que nunca está satisfeito com a realidade existente. Porque tem o impulso de descobrir, redefinir e alcançar o magis. Aquele que deseja encontrar o magis deve buscar, descobrir e arriscar-se na superação do já conhecido, do definido e do esperado, em vista sempre do bem maior, do amor maior, do mais justo."

A análise das propostas aconteceu sem que fossem conhecidos os seus respectivos autores. Com a definição da consigna, a revelação de sua autoria trouxe outro aspecto interessante, uma vez que o Magis ter sido destacado por uma professora da Educação Infantil demonstra que este diferencial está presente no processo formativo desenvolvido na escola em todos os níveis, das atividades com os alunos mais novos aos trabalhos com os jovens estudantes do Ensino Médio.

A consigna escolhida será utilizada em diversos materiais produzidos pelo Colégio dos Jesuítas durante todo o Ano Jubilar de 2016.

Leia também: Colégio apresenta logo comemorativa e anuncia concurso para escolha da consigna dos 60 anos