"Compañeros": uma experiência pessoal e comunitária de inserção social, oração, trabalho e reflexão

* Encontro de Liderança Cristã III - Compañeros: uma experiência pessoal e comunitária de inserção social, oração, trabalho e reflexão (Colégio dos Jesuítas - Juiz de Fora/MG - 09 a 12/07/2015)

De 9 a 12 de julho, doze alunos da 3ª série do Ensino Médio diurno, acompanhados pelos educadores do SAP (Serviço de Apoio ao Pedagógico) e pelo Irmão Tranquilo Fiametti, SJ, participaram do Encontro de Liderança Cristã III, uma experiência pessoal e comunitária de inserção social, oração, trabalho e reflexão.

No Colégio dos Jesuítas, esses alunos cresceram e se desenvolveram em várias dimensões. Agora, prestes a concluir um importante ciclo em suas vidas, os jovens puderam colocar a serviço de outros tudo o que se construiu nesta trajetória, coroando a caminhada e marcando o início de uma vida pública, de modo consciente e comprometido com uma sociedade melhor para todos.

Confira abaixo a partilha de três dos "compañeros" sobre as experiências vivenciadas nas comunidades de Mirantão e Santo Antônio, na cidade de Bocaina de Minas:

"Compañeros". Companheiros. Aqueles que comungam do mesmo pão. Ao nos aproximarmos da realidade do outro, nos sentimos um só grupo e uma só comunidade. Vivenciar uma rotina diferente da nossa foi desafiador e representou um poço de aprendizados e reconstruções. Ao longo dessa experiência, fomos nos reconectando a tudo aquilo que a conturbada vida urbana nos retira: retomamos o contato com a terra e com a água, elementos tão essenciais, e, ao mesmo tempo, tão pouco valorizados no dia a dia. Entretanto, mais importante do que isso, vivenciamos uma experiência única de amor e de cuidado com o próximo. Assim, nos aproximamos ainda mais do "Magis Inaciano". (Fernanda Barroso e Silva)

Imagine que um grupo de doze adolescentes ficarão hospedados na Casa Paroquial da sua cidade. Você deixaria sua casa para ajudá-los a cozinhar? Você os convidaria para entrar na sua moradia? Ou apenas inventaria uma desculpa para livrar-se deles o mais rápido possível? Então, essas perguntas me levam ao que mais me impressionou na pequena comunidade de Mirantão: a recepção. Todos eram atenciosos, carinhosos, preocupados e, o mais improvável, confiaram em nós. Lá, tudo o que você tem a oferecer tem valor, tudo o que você fala é escutado, tudo o que você escuta é aprendizado, tudo o que você sabe é ensinado. E, com toda a sua humildade, carinho e inocência, essas pessoas fizeram a diferença na minha vida. (Daniela Brinati Furtado)

Vivemos momentos intensos de gratuidade e união na vida em comunidade, o que trouxe o fortalecimento da fé por meio de exemplos de vida e testemunho, provando o valor da unicidade de cada ser humano e desconstruindo o "ser mais um" nos caóticos centros urbanos. (Maria Laura Batalha Bello)