Extracurricular

Aprendizagem

"Compañeros": espaço de partilha do pão e do coração

Durante o itinerário formativo no Colégio dos Jesuítas, os estudantes participam de experiências que contemplam o desenvolvimento nas três dimensões da aprendizagem integral: cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa. Nessa perspectiva, no projeto "Compañeros", jovens da 3ª série/Médio são convidados a uma vivência pessoal e comunitária de inserção social, oração, trabalho e reflexão, em um espaço de partilha do pão e do coração.

* Projeto ''Compañeros''

O projeto é realizado anualmente no município de Bocaina de Minas e, desde 2015, cerca de 50 jovens já se envolveram na experiência que, por meio do trabalho em equipe e da convivência, sensibiliza os participantes a serem presenças significativas no mundo, na simplicidade e no cotidiano da vida, a partir de seus dons e possibilidades. O "Compañeros" também proporciona aos estudantes, que colocam a serviço de outros tudo o que se construiu durante sua história de vida no Colégio, uma vivência que se prolongue e inspire a vida futura.


Veja a partilha de "compañeros" sobre as experiências vivenciadas:


Experiência única

"Compañeros". Companheiros. Aqueles que comungam do mesmo pão. Ao nos aproximarmos da realidade do outro, nos sentimos um só grupo e uma só comunidade. Vivenciar uma rotina diferente da nossa foi desafiador e representou um poço de aprendizados e reconstruções. Ao longo dessa experiência, fomos nos reconectando a tudo aquilo que a conturbada vida urbana nos retira: retomamos o contato com a terra e com a água, elementos tão essenciais, e, ao mesmo tempo, tão pouco valorizados no dia a dia. Entretanto, mais importante do que isso, vivenciamos uma experiência única de amor e de cuidado com o próximo. Assim, nos aproximamos ainda mais do "Magis Inaciano".

* Fernanda Barroso e Silva - participante da 1ª edição do "Compañeros", em 2015

* Projeto ''Compañeros''

Oportunidade de atuar em missão

O 'Compañeros' foi uma experiência extremamente marcante e me deu a oportunidade de atuar em missão e praticar tudo aquilo que aprendi (durante a minha trajetória no Colégio) sobre a vida de Santo Inácio. Além disso, foi uma das experiências que me despertaram o desejo de retornar ao dia a dia da escola, com a missão de contribuir para a formação de outros jovens.

* Guilherme David - participante da 2ª edição do "Compañeros", em 2016

* Projeto ''Compañeros''

Marcas para ser uma pessoa melhor

Foi incrível participar da experiência do "Compañeros" e sou muito grato pela oportunidade que o Colégio me ofereceu. Passei quatro dias em uma pequena comunidade no interior de Minas, chamada Mirantão (distrito de Bocaina de Minas), e pude conviver com uma realidade bem diferente da minha. Conheci pessoas simples, mas com um coração enorme, que sempre estavam com um sorriso no rosto, buscando nos trazer momentos de paz e alegria! Foi maravilhoso cada momento que vivi! Pude imergir nas atividades da comunidade e aprendi com a pureza de cada um que as melhores coisas da vida não estão em coisas! Esses dias deixaram marcas que me ajudaram a ser uma pessoa melhor e também me mostraram que ser companheiro não é apenas um projeto de alguns dias e sim um projeto de vida. Por onde eu for, posso contribuir com o outro, oferecendo meu melhor, somando e construindo juntos um mundo mais solidário, sendo uma semente do bem.

* Gabriel Basques - participante da 5ª edição do "Compañeros", em 2019

* Projeto ''Compañeros''


* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas
Instagram Acesse

Facebook Acesse

Fale conosco

Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 2101-5700
contato@coljes.com.br

Receba notícias do Colégio


Acesse
Moodle RJE Companhia de Jesus