Colégio dos Jesuítas

Companhia de Jesus

Imagem

A Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, foi fundada pelo basco Inácio de Loyola e aprovada oficialmente pelo Papa Paulo III, em 27 de setembro de 1540. Nesses quase cinco séculos de história, sempre destacou-se pelo forte trabalho missionário, indo às fronteiras das dificuldades sociais.

Atualmente, cerca de 16 mil jesuítas atuam em torno de 100 países dos cinco continentes, colaborando com a transformação da sociedade por meio da espiritualidade, da promoção social, do diálogo intercultural e inter-religioso, do serviço da fé e da promoção da justiça. Oferecer educação de qualidade é outra marcante característica da Companhia de Jesus, responsável pela produção de conhecimento para o desenvolvimento social por meio da pesquisa científica e do aprofundamento intelectual.

A Companhia de Jesus é reconhecida no mundo inteiro por seu trabalho missionário e por sua atuação nas áreas educacional, espiritual, intelectual e social. Nestes endereços eletrônicos, entre tantos outros, é possível conhecer um pouco do trabalho realizado em obras apostólicas dos jesuítas:

• Rede Jesuíta de Educação - RJE (Brasil - Educação Básica)

Constituída em 2014, a Rede Jesuíta de Educação reúne as 17 Unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil, promovendo um trabalho integrado, a partir de uma mesma identidade e do sentido de corpo apostólico, com mútua responsabilidade pelos desafios comuns. Nos próximos anos, a RJE visa transformar as Escolas e os Colégios Jesuítas do Brasil em centros de aprendizagem integral, lugares de transformação evangélica da sociedade e da cultura. Em síntese, assume a missão de formar homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos.

Colégio Anchieta (Nova Friburgo/RJ) - www.colegioanchieta.org.br

Colégio Anchieta (Porto Alegre/RS) - www.colegioanchieta.g12.br

Colégio Antônio Vieira (Salvador/BA) - www.colegioantoniovieira.com.br

Colégio Catarinense (Florianópolis/SC) - www.colegiocatarinense.g12.br

Colégio Diocesano (Teresina/PI) - www.diocesano.g12.br

Colégio dos Jesuítas (Juiz de Fora/MG) - www.colegiodosjesuitas.com.br

Colégio Loyola (Belo Horizonte/MG) - www.loyola.g12.br

Colégio Medianeira (Curitiba/PR) - www.colegiomedianeira.g12.br

Colégio Santo Inácio (Fortaleza/CE) - www.santoinacio.com.br

Colégio Santo Inácio (Rio de Janeiro/RJ) - www.santoinacio-rio.com.br

Colégio São Francisco Xavier (São Paulo/SP) - www.sanfra.g12.br

Colégio São Luís (São Paulo/SP) - www.saoluis.org

Escola Pedro Arrupe (Teresina/PI) - www.escolapadrearrupe.org.br

Escola Santo Afonso Rodriguez - ESAR (Teresina/PI) - www.esar.org.br

Escola Técnica de Eletrônica - ETE (Santa Rita do Sapucaí/MG) - www.etefmc.com.br

* Integram também a RJE o Centro Educacional Padre Agostinho Castejón - CEPAC (Rio de Janeiro/RJ) e a Creche Nhá Chica (Montes Claros/MG).

• Companhia de Jesus (Brasil - Instituições de Ensino Superior)

Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (São Bernardo do Campo/SP) - http://portal.fei.edu.br/

Escola Superior Dom Helder (Belo Horizonte/MG) - www.domhelder.edu.br

FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Belo Horizonte/MG) - www.faculdadejesuita.edu.br