Notícias

Colégio dos Jesuítas é homenageado com Menção Honrosa em Concurso da FLACSI

Data de publicação:

De março a maio deste ano, a FLACSI (Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus) promoveu um Concurso de Arte, convidando os estudantes dos colégios jesuítas do continente a compartilharem produções artísticas decorrentes da reflexão sobre causas da migração forçada, com o propósito de sensibilizar e mobilizar mais pessoas para o compromisso com a hospitalidade aos migrantes.

Os organizadores receberam mais de 180 obras, produzidas por estudantes de 10 países, e o resultado do 1º Concurso de Arte da FLACSI foi divulgado em 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado.



As produções representam uma resposta ao chamado da FLACSI para trabalhos em rede no âmbito de "Jovens pela Hospitalidade", uma iniciativa concebida para contribuir com a Campanha pela Hospitalidade da Rede Jesuíta com Migrantes. "O Padre Geral, Arturo Sosa, SJ, nos recorda que um dos grandes desafios para a educação atual é seguir avançando em uma educação para a justiça, tendo muito presente a importância de nos aproximarmos dos mais pobres e marginalizados. Também nos convida a responder com imaginação e criatividade a este desafio. Nesta ocasião, os estudantes através da arte demonstraram ser conscientes da realidade que vivem mais de 60 milhões de migrantes forçados no mundo e formularam propostas concretas de ação para promover o compromisso com a transformação desta realidade", destaca Padre Saúl Cuautle, SJ, Presidente da FLACSI.

* Padre Saúl Cuautle, SJ - Presidente da FLACSI (Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus)


Menção Honrosa ao Colégio dos Jesuítas

Em mensagem enviada ao Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas, Padre Mário Sündermann, SJ, o Presidente da FLACSI comunicou que os estudantes de Juiz de Fora destacaram-se no Concurso, sendo a instituição homenageada pelos organizadores com "Menção Honrosa" pela criatividade dos jovens e pela ampla participação da comunidade educativa nas atividades propostas.

* 1º Concurso de Arte da FLACSI - Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus - Colégio dos Jesuítas - Menção Honrosa

Em uma proposta interdisciplinar sob a orientação do professor de Teatro do Colégio dos Jesuítas, Marcos Bavuso, os estudantes do Ensino Médio Integral Vespertino produziram 27 obras, lançando diferentes olhares sobre a questão da migração forçada e da hospitalidade.

As obras ficaram em exposição no Galpão do Colégio e a comunidade educativa foi convidada a escolher a produção que melhor respondia a cada um dos seguintes questionamentos:

  • Quais as causas mais presentes de migração forçada, em sua cidade, país ou continente?
  • O que podemos fazer para que o mundo seja um berço de hospitalidade para os migrantes?

Em votação na plataforma "Moodle RJE", os estudantes das várias séries, os pais e as mães dos alunos do Colégio bem como os educadores da instituição escolheram, respectivamente, as obras denominadas "Ponto de Vista" e "União".

* 1º Concurso de Arte da FLACSI - Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus - Colégio dos Jesuítas - Ensino Médio Integral Vespertino - Ponto de Vista


* 1º Concurso de Arte da FLACSI - Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus - Colégio dos Jesuítas - Ensino Médio Integral Vespertino - União


Parabéns a todos os estudantes e educadores que se envolveram afetiva e efetivamente no projeto!




* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas

Instagram Acesse

Facebook Acesse

Fale conosco

Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 2101-5700
contato@coljes.com.br

Receba notícias do Colégio


Acesse
Moodle RJE Companhia de Jesus