Notícias

I Congresso da RJE: Experiências, Reflexões, Partilhas e Aprendizagens

Data de publicação:

Nos quatro dias de realização do I Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) / VI Congresso Inaciano de Educação, 27 educadores e dois estudantes do Ensino Médio do Colégio dos Jesuítas partilharam experiências e aprendizagens, refletindo profundamente sobre a temática da Educação para a Cidadania Global. O evento, que celebrou os 5 anos da RJE, aconteceu no Colégio São Luís, em São Paulo, e integrou mais de 300 participantes, das 17 Unidades da Rede, além de convidados da Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI), da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e das outras Redes da Província dos Jesuítas do Brasil.

* I Congresso da RJE: Experiências, Reflexões, Partilhas e Aprendizagens

O movimento de construção coletiva do Congresso reforçou nos educadores o sentimento de pertença à RJE, favorecendo as vivências e o saborear interno dos momentos. Os participantes retornaram ao Colégio com gratidão pelas aprendizagens, pelas experiências e pelas amizades cultivadas ao longo do Congresso. Victor Tirapani, estudante da 3ª série/Médio, comenta que, para ele, à luz das questões interiorizadas e refletidas, o maior desafio é ser um cidadão global, também no âmbito local. "Os aprendizados foram muitos, principalmente sobre ser uma pessoa mais humana, um 'professor cidadão global', que cuida da Casa Comum, dos seus estudantes e do seu trabalho", explica o jovem, complementando que pretende partilhar as experiências vivenciadas com seus colegas, por meio do diálogo e em situações do dia a dia. "Trouxe comigo cada frase e percepção do Congresso e levo também este olhar para além do Colégio", destaca.

* I Congresso da RJE: Experiências, Reflexões, Partilhas e Aprendizagens

Além de participarem intensamente da programação do Congresso, que incluiu palestras, oficinas, mesas-redondas e grupos de partilha, os representantes do nosso Colégio contribuíram para bonitas aprendizagens. A oficina "Ciranda das Artes: a poética do ser brincante na produção textual", promovida pelo Grupo Artístico da nossa instituição ("InaciArtes") e que contou com a participação dos estudantes Victor Tirapani e Barbara Moraes, foi um sucesso e possibilitou a experimentação de um instrumento pedagógico que ultrapasse uma visão racionalista da produção textual e impulsione o prazer do gesto autoral por meio das artes.

* I Congresso da RJE: Experiências, Reflexões, Partilhas e Aprendizagens

O coordenador do Núcleo de Formação Integral (NUFI) do Colégio, Paulo Henrique Cavalcanti, mediou a mesa-redonda "Cidadania Global", protagonizada por estudantes de três Colégios da RJE: Antônio Vieira/BA, Santo Inácio/RJ e São Luís/SP. Na ocasião, eles refletiram sobre como os jovens da Rede vivenciam os projetos de formação e cidadania global. O Adjunto da Coordenação da Unidade III (8º ano/Fundamental à 3ª série/Médio), Marcelo Sabino, na companhia de outros educadores da RJE, também participou da mesa-redonda "Identidade e Formação Humana". Um importante momento em que foi abordada a formação humano-social, espiritualidade e identidade.

* I Congresso da RJE: Experiências, Reflexões, Partilhas e Aprendizagens

Durante dois dias do Congresso, os educadores Ângela Bigonha e Arthur Castellões, que participaram do programa de Formação Contínua da Rede, apresentaram pôsteres sobre seus trabalhos de conclusão da "Especialização em Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade", da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo/RS). "Sinto-me muito grata pela oportunidade de ter feito parte deste momento de aprendizagem e partilha. Uma experiência única que me enriqueceu nos âmbitos pessoal e profissional", destaca Ângela.

* I Congresso da RJE: Experiências, Reflexões, Partilhas e Aprendizagens

Na programação do evento, os presentes também acompanharam uma apresentação do novo curso de Pós-Graduação da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), "Cidadãos para o Mundo". Na oportunidade, os educadores que realizarão o curso (dentre os quais, quatro de nosso Colégio) participaram de uma Aula Inaugural.


Pré-Congresso

A preparação dos educadores e estudantes para o I Congresso da RJE foi iniciada cerca de dois meses antes do evento. Na primeira etapa, os participantes foram convidados a realizar o curso online "Cidadania Global", disponível na plataforma "Educate Magis" (comunidade global de educadores das escolas jesuítas e inacianas, criada em 2014 para facilitar o compartilhamento, o intercâmbio e a colaboração entre as Unidades Jesuítas de todo o mundo). Durante o curso, os participantes envolveram-se em fóruns e tiveram a oportunidade de refletir e partilhar informações sobre a temática. Na segunda atividade do Pré-Congresso, assistiram à palestra "Educar Integralmente no Século XXI", do professor Fernando Reimers, que participou do evento por meio de uma webconferência.

* I Congresso da RJE: Experiências, Reflexões, Partilhas e Aprendizagens


Mérito Inaciano

Na abertura do I Congresso da RJE, em um momento de muita emoção, o Diretor Geral do nosso Colégio, Padre Mário Sündermann, SJ, foi agraciado com uma medalha de Mérito Inaciano, como forma de homenagem e agradecimento pela construção da RJE, constituída em 2014. Na oportunidade, o jesuíta destacou o trabalho conjunto e reforçou que a caminhada continue para que cada unidade educativa seja um Centro de Aprendizagem "onde ensinar e aprender tenha sabor e significado, onde crianças e educadores amem educar e aprender".

* I Congresso da RJE: Experiências, Reflexões, Partilhas e Aprendizagens


Transmissões Simultâneas

As reflexões desenvolvidas nas instalações do Colégio São Luís, em São Paulo, puderam ser acompanhadas por educadores e estudantes dos colégios jesuítas, do sul ao nordeste do Brasil. Em Juiz de Fora, Representantes de Turma, os integrantes do Grêmio Estudantil e educadores do Colégio dos Jesuítas acompanharam, no Auditório Irmão Mário e na Sala dos Professores, as transmissões simultâneas do I Congresso da RJE.

* I Congresso da RJE: Experiências, Reflexões, Partilhas e Aprendizagens


Protagonismo Estudantil

Estimulados ao protagonismo, estudantes do Ensino Médio dos colégios São Luís e São Francisco Xavier, ambos de São Paulo, constituíram uma equipe de imprensa para cobertura do Congresso, com o desafio de produzirem um vídeo com suas perspectivas sobre o evento. Conheça o resultado dessa experiência, que traduz bem o olhar esperançoso dos estudantes diante do que, a partir das partilhas e aprendizagens no Congresso, pode ser desenvolvido nos colégios e escolas da RJE para contribuir na formação de cidadãos globais.


* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas

Instagram Acesse

Facebook Acesse

Fale conosco

Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 2101-5700
contato@coljes.com.br

Receba notícias do Colégio


Acesse
Moodle RJE Companhia de Jesus