Extracurricular

Coral

* Coral do Colégio dos Jesuítas - Semana de Arte e Cultura (2016)

Criado em março de 2000, o Coral do Colégio dos Jesuítas é formado atualmente por meninas e meninos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Além de desenvolver uma rica atividade artística, as atividades desenvolvidas contribuem, com a necessária disciplina, na organização da própria vida, reforçando nos estudantes o senso de compromisso, seriedade e assiduidade.

O Coral tem como Regente o professor Guilherme Augusto Oliveira, que destaca a música como forma de expressão humana. “Na música, e por meio dela, o homem, independentemente da idade, coloca todas as suas emoções, sensações e percepções, em relação a si e ao mundo”, partilha o educador.

Sabe-se que a linguagem da música tem estado sempre presente na vida dos seres humanos. Segundo o professor, a linguagem musical é aquilo que conseguimos conscientizar ou aprender a partir da experiência. Assim, educar musicalmente é proporcionar ao jovem educando uma compreensão progressiva da linguagem musical, por meio de experimentos e consciência orientada.

A participação no grupo não gera nenhum ônus para os estudantes e as atividades contribuem para despertar nos educandos o gosto pela música, sensibilizando-os e promovendo o seu desenvolvimento integral. “Quando cantamos, entramos em contato com a nossa musicalidade e podemos adquirir conhecimentos importantes que norteiam uma boa iniciação musical. Para cantar, trabalhamos o corpo, a respiração e a voz, o que nos ajuda a desenvolver a coordenação motora, a percepção musical, a afinação, a memória auditiva, a concentração, a cultura e, consequentemente, o respeito pela diversidade”, aponta o professor.

O Coral é organizado em três Naipes - 1º Soprano, 2º Soprano e Contralto - e os ensaios acontecem semanalmente, em momentos distintos:

• Ensaio por Naipe - aquecimento, técnica vocal e ensaio das vozes separadas;
  • Ensaio Geral - aquecimento e passagem do repertório com todas as vozes;
  • Ensaio de Solos e Reforço - destinado aos solistas do Coral e a estudantes com dificuldades técnicas.

Ensaios

• Naipe - 1º Soprano: terças-feiras, das 12h50min às 13h40min
  • Naipe - 2º Soprano: quartas-feiras, das 12h50min às 13h40min
  • Naipe - Contralto: quintas-feiras, das 12h50min às 13h40min
  • Geral: sextas-feiras, das 13h20min às 15h
  • Solos e Reforço: sextas-feiras, das 15h15min às 16h30min

Grupo Vocal com Antigos Alunos

Em 2018, está sendo desenvolvido também o projeto de um Grupo Vocal com Antigos Alunos que fizeram parte do Coral do Colégio dos Jesuítas. Os ensaios acontecem às sextas-feiras, das 16h30min às 17h30min.

* Coral do Colégio dos Jesuítas - Ensaio (abril/2018)