Notícias

Diretor Geral do Colégio participa de evento internacional da Rede Jesuíta

Data de publicação: * Conferência Conjunta FLACSI-JSN (República Dominicana, de 21 a 25/06/2017) - Foto: FLACSI

De 21 a 25 de junho, representantes da Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI) e da Rede de Colégios Jesuítas da América do Norte (Jesuit Schools Network - JSN) participaram, na República Dominicana, de uma Conferência Conjunta, promovida com o objetivo de possibilitar avanços na formulação de iniciativas e ações comuns que permitam impactar a educação em todo o continente americano.

* Conferência Conjunta FLACSI-JSN (República Dominicana, de 21 a 25/06/2017) - Foto: FLACSI

Motivados pelo tema "FLACSI-JSN: Juntos com uma só Missão", os participantes exploraram cenários de colaboração e definiram uma agenda comum de trabalho. "Trabalhar juntos em rede produzirá maior impacto, em termos regionais e nacionais, e nos unirá como continente. Para a FLACSI, isso tem sido muito importante porque é a maneira como podemos atuar mais significativamente em temas nos quais todos estamos implicados e sobre os quais temos uma grande responsabilidade", afirma o Presidente da FLACSI, Padre Hugo Moreno, SJ.

* Conferência Conjunta FLACSI-JSN (República Dominicana, de 21 a 25/06/2017) - Foto: FLACSI

Entre os temas trabalhados na Conferência Conjunta, destacam-se a Promoção da Identidade da Proposta Educativa da Companhia de Jesus, a Formação para a Liderança, reflexões sobre os elementos centrais de nossos Programas de Intercâmbio, além do desenvolvimento de ações conjuntas dos colégios jesuítas no continente americano para promover a justiça social, a consciência ecológica e a solidariedade com os migrantes. "O alcance do trabalho conjunto entre nossas duas redes pode ir desde o intercâmbio de experiências significativas até comunicar permanentemente o que se está fazendo em cada uma de nossas Províncias, passando pela Liderança Inaciana e as oportunidades de conhecimento e interação. Nossa agenda é a agenda de Jesus e a agenda de trabalho da Igreja", destaca o Presidente da JSN, Padre Bill Muller, SJ.

* Conferência Conjunta FLACSI-JSN (República Dominicana, de 21 a 25/06/2017) - Foto: FLACSI

Com experiências como a da Conferência Conjunta, os jesuítas esperam seguir contribuindo para o crescimento e a consolidação do trabalho dos colégios em rede, fortalecendo o reconhecimento das diversas obras da Companhia de Jesus como corpo apostólico universal. "O idioma não tem limitado o trabalho conjunto das duas redes em construir pontes. Assim como nos unimos, nos projetamos e criamos consciência de fazer parte e de contribuir com esta rede global de educação mantida pela Companhia de Jesus", comenta Felipe Carrillo, Secretário Executivo da FLACSI.

* Conferência Conjunta FLACSI-JSN (República Dominicana, de 21 a 25/06/2017) - Foto: FLACSI

Dois jesuítas representaram nosso país na Conferência: o Delegado para a Educação Básica da Província dos Jesuítas do Brasil, Padre Mário Sündermann, e o Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas, Padre Sérgio Eduardo Mariucci. "Passados dez anos do último encontro com essas características, foram dados passos importantes para maior intercâmbio de informações e experiências entre os colégios, ampliando a consciência de que o trabalho em rede potencializa o que é bem realizado em âmbito local", partilha o Diretor do colégio da Companhia de Jesus em Juiz de Fora.

* Conferência Conjunta FLACSI-JSN (República Dominicana, de 21 a 25/06/2017) - Foto: FLACSI

* Informações e Fotos: FLACSI


* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas

Instagram Acesse

Facebook Acesse

Fale conosco

Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 2101-5700
contato@coljes.com.br

Receba notícias do Colégio


Acesse
Moodle RJE Companhia de Jesus