Educação Infantil: lugar de aprender brincando

Data de publicação: * Colégio dos Jesuítas - Educação Infantil - Brinquedoteca

Lúdico e prazeroso, o ato de brincar é muito importante não apenas para a interação e a socialização das crianças, mas contribui significativamente para o seu desenvolvimento integral, potencializando linguagem, capacidade de atenção, percepção, memória, imitação, imaginação, afetividade e criatividade, entre outras habilidades.

* Colégio dos Jesuítas - Educação Infantil - Brinquedoteca

Nessa perspectiva, com foco na aprendizagem desde a Educação Infantil, o Colégio dos Jesuítas valoriza a brincadeira como uma excelente oportunidade para estimular as primeiras experiências dos alunos nos espaços coletivos da instituição. "O espaço do brincar é a oportunidade de aprender e de conviver e, na convivência, vamos superando os preconceitos, aprendendo a acolher o outro, seguindo o imperativo da Pedagogia Inaciana, de formar homens e mulheres para os demais", aponta o Diretor Acadêmico do Colégio, professor Francisco Juceme Rodrigues do Nascimento.

* Colégio dos Jesuítas - Educação Infantil - Brinquedoteca

Como consequência dessa valorização, e qualificando a Educação Infantil nos trabalhos de desenvolvimento de habilidades e competências necessárias no Ensino Fundamental, o Colégio dos Jesuítas preparou criteriosamente uma nova Brinquedoteca, com jogos, livros e materiais específicos. As crianças adoraram a novidade e se apropriaram imediatamente do espaço e seus recursos. "Vivendo experiências lúdicas, a criança constrói seu conhecimento, tornando-se protagonista da sua aprendizagem. Assim, o novo espaço torna-se o coração da Educação Infantil", destaca Amanda dos Reis Santos Gonçalves, Coordenadora da Educação Infantil no Colégio dos Jesuítas.

* Colégio dos Jesuítas - Educação Infantil - Brinquedoteca

Na Brinquedoteca, estão presentes todos os conteúdos trabalhados na Educação Infantil, materializados em objetos de diferentes tamanhos, cores e formas, utilizados pelos alunos nas mais diversas brincadeiras. "Para as crianças, tudo é apenas brincadeira. Para os profissionais do Colégio, os recursos são ótimas oportunidades de possibilitar que eles aprendam brincando", ressalta a educadora.

* Colégio dos Jesuítas - Educação Infantil - Parquinho

Além do novo ambiente localizado no térreo do prédio da Educação Infantil, foram adquiridos novos brinquedos para o Parquinho. Mais opções... mais sorrisos... mais alegria... mais aprendizagens!

* Colégio dos Jesuítas - Educação Infantil - Parquinho