Educação Infantil

As crianças na faixa etária de 02 a 05 anos são acolhidas no Espaço Imaculada, um centro de aprendizagem com ambientes inovadores e que possibilitam a aplicação da nossa proposta pedagógica, cujo foco é o desenvolvimento integral das nossas crianças. O Imaculada conta com amplos espaços de aprendizagem, como salas de aula, refeitório, terraço com parquinho, quintal, quadra, capela e enfermaria. Além disso, tem como área externa uma reserva de Mata Atlântica que proporciona experimentações com os elementos da natureza. Para nós, a criança é um ser único, dotado de direitos e respeitado em sua individualidade, que aprende e que também ensina, a partir da interação com o outro e com o espaço. Nesta etapa, as crianças desenvolvem a oralidade, a socialização e a autonomia através de projetos contextualizados, acrescido do trabalho que visa ao desenvolvimento cognitivo, socioemocional e espiritual-religioso.

Proposta Pedagógica

Na Educação Infantil, o acompanhamento da aprendizagem se dá por meio da observação das produções das crianças e do estudo e análise do seu desenvolvimento, os quais são repassados às famílias através do diálogo frequente e da produção de relatórios individuais descritivos ao final de cada trimestre.
No Maternal II, as crianças iniciam o aprendizado desenvolvendo a oralidade, a socialização e a autonomia através de projetos contextualizados. E esse formato continua nas turmas da Pré-Escola I e II, acrescido do trabalho que visa ao desenvolvimento cognitivo, socioemocional e espiritual-religioso.

• Educação Bilíngue
  • Ensino Religioso
  • Sala de Enfermagem
  • Infraestrutura equipada com tecnologias digitais
  • Sistema de controle de acessos automatizado, favorecendo a segurança
  • Atividades esportivas e culturais na Escola de Esportes e Cultura
  • Área interna para embarque e desembarque
  • Conectividade wi-fi em todos os ambientes do Colégio

Entenda a divisão por unidades

A Unidade I acolhe as crianças do Maternal II até o 2º ano do Ensino Fundamental. Com isso, realiza o trabalho de inserir a
criança em um ambiente social e escolar, promovendo o desenvolvimento das habilidades e preparando-a para os anos iniciais do Ensino Fundamental, momento em que a alfabetização acontece de forma mais evidente, com os avanços nos processos de leitura e escrita.
Todo esse progresso é acompanhado pela mesma equipe, o que facilita as análises e a formulação de estratégias que, em
parceria com a família, contribuem para o desenvolvimento integral da criança.
Além disso, as transições de uma série para a outra são cuidadosamente articuladas, a fim de que as crianças, que já conhecem as equipes pedagógicas, possam ter contato com os professores da série a ser cursada no próximo ano letivo. Assim, elas podem criar expectativas positivas com relação ao que viverão a seguir.

Atividades extras para 2024

Mão na massa

Trata-se de uma oficina de habilidades manuais, cujo objetivo é desenvolver a criatividade e a coordenação motora das crianças do Maternal III ao 2º ano EF.

Oficina de acompanhamento escolar

Essa oficina prioriza a execução das tarefas de casa e/ou os estudos diários, o seu objetivo é favorecer a revisão dos componentes curriculares trabalhados em sala com estudantes da Pré-Escola I ao 2º ano EF.

Oficina de leitura e escrita criativa

A oficina trabalha o encanto por meio da literatura e da criatividade, aprimorando o gosto pela leitura e pela escrita, além de desenvolver habilidades que consolidem o processo de alfabetização e letramento dos estudantes da Pré-Escola II ao 2º ano EF.

DDF – Dia de Formação

Essa atividade proporciona aos estudantes de todas as séries momentos de formação pessoal, social e espiritual-religiosa. Através de temas e atividades relevantes à cada ciclo da aprendizagem, o processo de formação integral é progressivamente construído.

Apadrinhamento social

O Apadrinhamento Social é um projeto solidário do Colégio dos Jesuítas que visa comprometer os estudantes com instituições assistenciais da comunidade local, em vista de oportunizar vivências que fortalecem a formação integral.

Pausa Inaciana

São momentos de parada para exame de consciência que oportunizam reflexão, oração e ordenamento dos sentimentos. O silêncio e o autoconhecimento são os pilares dessa experiência que enriquece a vida interior dos estudantes.

Escola de Esporte e Cultura

Atividades esportivas: • Balé • Futebol • Futsal • Ginástica de Trampolim • Judô • Karatê • Natação • Tênis (para todas as idades a partir de 5 anos) • Xadrez