Encontro de Formação Inaciana Intercolegial: vivências, partilhas e reflexão

Os momentos de reflexão e de partilha, as dinâmicas e as emoções vivenciadas na primeira edição do Encontro de Formação Inaciana Intercolegial estão na memória e no coração do estudante do 9º ano do Colégio dos Jesuítas, Diogo Ulhôa. Segundo ele, a experiência, que reuniu em Juiz de Fora, de 12 a 14 de setembro, cerca de 60 estudantes de 8º e 9º anos do Colégio dos Jesuítas e do Colégio Loyola, de Belo Horizonte, que também integra a Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), deixou marcas transformadoras em sua vida.

* Encontro de Formação Inaciana Intercolegial: vivências, partilhas e reflexão

O jovem conta que, ao receber a notícia de que participaria do projeto, se propôs a vivenciá-lo integralmente. "Eu já estava com um chamado para viver algo diferente, que me fizesse refletir e me transformar. Essa experiência conseguiu atingir tudo isso em mim e muito mais. Foi uma das melhores oportunidades que recebi e espero que esta seja a primeira de muitas", partilha Diogo.

* Encontro de Formação Inaciana Intercolegial: vivências, partilhas e reflexão

O Recanto dos Jesuítas (espaço localizado no bairro Salvaterra, onde foi realizado o Encontro) contribuiu para que os momentos se tornassem ainda mais especiais. Na ocasião, os participantes foram mobilizados no sentido de uma consciência de protagonismo a ponto de se perceberem corresponsáveis em plantar novas possibilidades para si, para a vida e para o mundo, comprometendo-se com uma atuação transformadora da realidade. "Os estudantes organizaram um acampamento chamado 'Vila Manresa'. Esta foi uma estratégia pedagógica de gerar implicação das pessoas, ampliação da zona de conforto e também para auxílio no itinerário formativo inaciano dos participantes", explica o Coordenador Geral do Encontro e Coordenador do Núcleo de Formação Integral (NUFI) do Colégio dos Jesuítas, Paulo Henrique Cavalcanti.

* Encontro de Formação Inaciana Intercolegial: vivências, partilhas e reflexão

No Encontro, os jovens também foram organizados em "Comunidades de Rodas de Conversa", animadas/mediadas por um monitor (estudante do Ensino Médio do Jesuítas ou do Loyola, que já participou das experiências do EFI - Encontro de Formação Integral, da RJE) e por um mentor (educador). As sete "Comunidades" receberam nomes de alguns dos primeiros companheiros de Santo Inácio na Companhia de Jesus: Salmerón, Laynez, Bobadilla, Simão Rodrigues, Broet, Cláudio Jayo e Codure.

* Encontro de Formação Inaciana Intercolegial: vivências, partilhas e reflexão

Para Diogo, as Rodas de Conversa, que envolveram a partilha de questões da adolescência, do cotidiano e de aprendizagens vivenciadas a partir de cada experiência, foram enriquecedoras. "Eram momentos em que ficávamos confortáveis de estarmos nos abrindo uns com os outros, contando sentimentos, conhecimentos e percepções", detalha.

* Encontro de Formação Inaciana Intercolegial: vivências, partilhas e reflexão

A estudante do 9º ano, Maria Dimas de Souza Lima, acredita que o propósito do Encontro vai muito além dos três dias em que vivenciaram atividades, dinâmicas e momentos de reflexão e partilha. Ela conta que o "Deserto"/Pausa Inaciana foi a experiência que mais mexeu com o seu interior. "Tivemos dois 'Desertos' (no início e no final do Encontro), em que fazíamos a leitura, individualmente, de um texto bíblico e reflexões. No primeiro, senti que eu ainda não estava tão entregue ao momento, mas no segundo eu já estava diferente, buscando ser 'Magis' e com um grande incentivo para a minha caminhada de vida", partilha, acrescentando que a contribuição dos monitores foi essencial para o sucesso da experiência. "Deixe se surpreender. Essa frase foi dita pela Valentina, monitora da minha 'Comunidade'. Ela me ajudou a vivenciar os momentos com mais intensidade e a expressar os meus sentimentos".

* Encontro de Formação Inaciana Intercolegial: vivências, partilhas e reflexão

Valentina Ribeiro Pereira, da 2ª série, comenta que está feliz em ter tido a oportunidade de servir aos demais, essência da missão da Companhia de Jesus. "Foi intenso, desafiador e transformador. No Encontro, sei que fui o referencial para aqueles estudantes e eles confiavam em mim. Procurei me dedicar integralmente ao Encontro e auxiliar os meus colegas da mesma forma que os monitores me auxiliaram na experiência do EFI. Espero que eu tenha conseguido atingir esse objetivo", finaliza.

* clique nas imagens desta notícia e navegue pelo álbum de fotos do Encontro de Formação Inaciana Intercolegial

** clique aqui e veja mais informações sobre o Encontro de Formação Inaciana Intercolegial