Extracurricular

Aprendizagem

Encontro de Formação Inaciana Intercolegial

Organizado a partir da dinâmica de intercessão das três dimensões da Espiritualidade Inaciana (Experiência, Discernimento e Conhecimento), o Encontro de Formação Inaciana Intercolegial reúne estudantes de 8º e 9º anos do Colégio dos Jesuítas e Colégio Loyola, de Belo Horizonte, que também integra a Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE).

* Encontro de Formação Inaciana Intercolegial

O projeto tem o intuito de colaborar, a partir de experiências, com a formação integral dos jovens. Segundo o Coordenador de Metodologia do Encontro e professor do Colégio Loyola, Agripa Mairink, por meio de atividades, dinâmicas e momentos de reflexão e partilha, os participantes sero mobilizados no sentido de uma consciência de protagonismo a ponto de se perceberem corresponsáveis em plantar novas possibilidades para si, para a vida e para o mundo, comprometendo-se com uma atuação transformadora da realidade.

* Encontro de Formação Inaciana Intercolegial

Na ocasião, além de educadores dos dois colégios, os jovens são acompanhados por um grupo de monitores, formado por estudantes do Jesuítas e do Loyola que já participaram das experiências do Encontro de Formação Integral (EFI) da RJE. Para servirem aos demais e contribuírem integralmente, os monitores participam de um momento de preparação e reflexão

* Encontro de Formação Inaciana Intercolegial

Os estudantes do 8º e 9º anos que vivenciam o projeto também participam de momentos preparatórios em seus colégios. Em uma das oportunidades, eles são convidados a partilhar as suas expectativas para o Encontro e a refletir se estão realmente abertos para as experiências. Em outra ocasião, os estudantes que atuam como monitores contam aos jovens um pouco de suas experiências no EFI (clique aqui e saiba mais). "Esperamos fomentar nos participantes a atitude protagonista na transformação da realidade para o bem comum enquanto serviço da Fé e promoção da Justiça, e capacitá-los nas habilidades e competências inerentes ao exercício da Liderança Inaciana", destaca o Coordenador Geral do Encontro e Coordenador do Núcleo de Formação Integral (NUFI) do Colégio dos Jesuítas, Paulo Henrique Cavalcanti.

* Encontro de Formação Inaciana Intercolegial

Além do convite ao exercício da liderança em sua acepção cristã e inaciana (serviço, protagonismo, inovação e magis, na perspectiva da mística de olhos abertos e do Bem mais universal), as experiências favorecem a vivência, o afeto e o saborear interno, em um espaço de convivência e intercâmbio, capaz de promover laços de amizades.