Encontro de Formação Integral da RJE: Vivências e Aprendizagens

Autoconhecimento, formação, integração, transformação, mudança. Essas foram algumas das marcas compartilhadas por estudantes do Ensino Médio do Colégio dos Jesuítas a partir das vivências no IV Encontro de Formação Integral (EFI) da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE).

Promovida anualmente, a experiência colabora com a formação integral de estudantes da RJE, fortalecendo as dimensões afetiva, espiritual, ética, comunicativa e sociopolítica. Em 2019, o EFI foi realizado em Mar Grande/BA e reuniu, durante 12 dias, 60 jovens de diversas cidades brasileiras, em uma experiência profunda, divertida e capaz de promover laços de amizades inesquecíveis.

* Encontro de Formação Integral da RJE: Vivências e Aprendizagens

Representando o Colégio dos Jesuítas, os estudantes Davi, Lucas, Paulo e Valentina foram ao IV EFI acompanhados do monitor e Antigo Aluno Ruan e da educadora Sonia Miranda. O grupo destaca que vivenciou intensamente as dinâmicas e os momentos de reflexão e partilha, inspirados na vida de Santo Inácio de Loyola e à luz dos Exercícios Espirituais.

Para Ruan, que participou do EFI em 2017, retornar ao Encontro para servir os demais foi uma grande responsabilidade. "Tive a oportunidade de ir ao EFI como estudante e agora como monitor. Desta vez, senti que tinha uma grande responsabilidade de proporcionar aos participantes a confiança para se 'jogar' na experiência e viver tudo aquilo que lhes foi proposto. Sou grato por fazer parte disso e espero que essa energia contagiante se propague para as próximas edições e ilumine muitas e muitas vidas!", deseja o Antigo Aluno.

* Encontro de Formação Integral da RJE: Vivências e Aprendizagens

O Encontro de Formação Integral é inspirado no colombiano "Curso Taller Arrupe", adaptado ao contexto juvenil brasileiro. As duas primeiras edições do EFI foram realizadas em 2016 e 2017, em Belo Horizonte/MG. A partir de 2018, o Encontro foi transferido para Mar Grande/BA. Já participaram do EFI cerca de 150 estudantes de todas as 14 Unidades da Rede com Ensino Médio, além de 20 antigos alunos como monitores.

O EFI tem como componente essencial ser surpresa para os estudantes. Por isso, não são divulgados detalhes das atividades realizadas durante o período, ligadas ao autoconhecimento, liderança, técnicas de oratória, sustentabilidade, meios de comunicação, condições do trabalho no Brasil, além de experiências de voluntariado e imersão sociocultural.

* Encontro de Formação Integral da RJE: Vivências e Aprendizagens

• Saiba mais sobre o Encontro de Formação Integral da RJE, nas partilhas dos representantes do Colégio no IV EFI: