Alunos de colégios jesuítas do Brasil participam de Encontro da Rede Jesuíta de Educação

De 5 a 15 de setembro, 45 estudantes do Ensino Médio de colégios jesuítas de vários estados brasileiros participam, na cidade de Belo Horizonte, do 2º Encontro de Formação Integral da Rede Jesuíta de Educação (RJE). O projeto tem como objetivo central colaborar com a formação integral dos jovens, fortalecendo as dimensões afetiva, espiritual, ética, comunicativa e sociopolítica, por meio de uma experiência profunda de Deus, iluminada pelo modo de proceder Inaciano.

Em uma linguagem própria para jovens de 15 a 17 anos, são trabalhados temas como autoconhecimento, espiritualidade e liderança inacianas, técnicas de oratória, sustentabilidade, meios de comunicação, além de experiências de voluntariado e imersão sociocultural. "Nada pode ser mais integral do que uma imersão como essa, em que as diversas formas de aprendizagem transcendem todas as atividades", resume o Delegado para a Educação Básica da Província dos Jesuítas do Brasil, Padre Mário Sündermann, SJ.

* Alunos do Colégio dos Jesuítas participantes do 2º Encontro de Formação Integral da Rede Jesuíta de Educação

Do Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora, participam do 2º Encontro de Formação Integral da RJE os estudantes Maria Antonia Louro (1ª série), Igor Gervason Magacho (2ª série), Roberta Alvim Vasconcellos (3ª série) e Ruan de Souza Silva (2ª série). No percurso até a capital mineira, os jovens foram acompanhados pelos educadores do Colégio, Claudia Teixeira Moitinho (na foto, à direita) e Odair Vitório Filho. Durante o Encontro, os participantes são acompanhados por educadores das cinco Plataformas Apostólicas da Companhia de Jesus no Brasil.

* 2º Encontro de Formação Integral da Rede Jesuíta de Educação (Foto: Colégio Loyola - Belo Horizonte/MG)

* Foto: Colégio Loyola (Belo Horizonte/MG)

Ao chegarem a Belo Horizonte, os participantes foram recebidos no Colégio Loyola. Em seguida, partiram para Vila Fátima, unidade do colégio da RJE na região da Pampulha, para vivenciar 11 dias de atividades. "Apesar de parecer pouco tempo, aprende-se muito, passando por experiências em realidades diferentes das que estamos acostumados, ampliando a nossa visão de mundo", destaca a aluna da 3ª série do Ensino Médio do Colégio dos Jesuítas, Iasmin Dias Domingues de Souza, que participou do Encontro em 2016.

A experiência tem como base a estrutura metodológica do "Curso Taller Nacional Ignacio", que propõe exposições, dinâmicas, momentos de reflexão, oração, celebração e partilha inspirados na vida de Santo Inácio de Loyola e à luz dos Exercícios Espirituais. "É uma oportunidade única poder embarcar em uma experiência tão grande, reunindo culturas diferentes que, ao contrário do que se pode imaginar, encaixam-se muito bem. Mais do que um Encontro, é um Curso de Formação para a Vida, para um mundo melhor", partilha a aluna da 2ª série do Ensino Médio do Colégio, Maria Eduarda Cruz Franco, que também vivenciou a primeira edição de um encontro presencial envolvendo alunos de todo o Brasil, no novo contexto da RJE.

Ao retornarem às cidades de origem, os estudantes tornam-se multiplicadores da experiência em seus respectivos colégios.