Alunos de 8º e 9º anos participam de Encontro de Liderança Cristã

Nos dias 10 e 11 de abril de 2015, 39 alunos de 8º e 9º anos participaram do 18º Encontro de Liderança Cristã do Ensino Fundamental do Colégio dos Jesuítas

Nos dias 10 e 11 de abril, 39 alunos de 8º e 9º anos participaram do 18º Encontro de Liderança Cristã do Ensino Fundamental do Colégio dos Jesuítas.

Realizado no Recanto Jesuítas, no bairro Salvaterra em Juiz de Fora, o Encontro buscou incentivar atitudes de cuidado, solidariedade, companheirismo e escuta, essenciais na construção de uma nova sociedade. "Foi um momento de aprendizado, de conhecer outras pessoas e, principalmente, de refletir sobre quem somos e a mudança que queremos ser", explica Maria Clara de Lima Assis, aluna do 9º ano.

Sob a orientação dos educadores do SAP (Serviço de Apoio ao Pedagógico), os participantes foram auxiliados nas atividades por alunos do Ensino Médio que participam do Projeto de Liderança Cristã desenvolvido na escola, capacitados para atuarem como monitores nos Encontros.

Entre outras ações, o Projeto de Liderança e o trabalho de Formação Cristã realizado no Colégio reforçam o compromisso das escolas da Companhia de Jesus em formar pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas. "Desde cedo, comecei minha trajetória no Colégio dos Jesuítas, tendo experiências e oportunidades que me tornaram uma pessoa melhor e mais preparada para os desafios da vida. Agora, disponho de ferramentas mais complexas e de um modo mais sábio de pensar, agir e me relacionar com o próximo", testemunha a aluna do 8º ano, Letícia Rezende Duarte, que participou do Encontro, dando continuidade à caminhada que inclui o Encontro de Liderança do 7º ano, em 2014, e o envolvimento em atividades de formação cristã e projetos sociais desenvolvidos na escola.

No final do Encontro, participantes elaboraram uma carta dirigida aos demais alunos das séries:

Queridos amigos,

Gostaríamos de partilhar nossas experiências:

- o desenvolvimento de nossa coragem para mudar;

- o aprender a ouvir, falar e olhar com o coração;

- o desenvolvimento da nossa autoconfiança;

- o crescimento como ser humano e pessoa.

Queremos também ressaltar o respeito, a amizade, a união, nossas descobertas, nossas deficiências, tudo de bom e de ruim que se reflete em nossas atitudes no dia a dia, presentes a todo momento no Encontro.

Precisamos levar cada momento vivido no Encontro não só como lembrança, mas como motivação para nosso crescimento como líderes na mudança de nossa sociedade, pois o que somos nunca muda, mas quem somos tem que estar em constante mudança.

Deixamos como reflexão, para nosso crescimento como líderes, uma frase muito importante:

"Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!"

Participantes do Encontro de Liderança Cristã do Ensino Fundamental do Colégio dos Jesuítas em 2015