Ensino Médio Integral: promoção do Direito Universal à Educação de Qualidade

Em 2018, o estudante Miguel Sobrinho Di Risio recebeu um novo desafio em sua caminhada: ingressar no Ensino Médio Integral do Colégio dos Jesuítas, curso totalmente gratuito, destinado ao atendimento de estudantes na faixa etária para ingresso de 14 a 17 anos e cuja realidade familiar se encontra em vulnerabilidade socioeconômica. Atualmente, ele está na 3ª série e conta que, no decorrer desses três anos, adaptou-se às vivências e às experiências da instituição jesuíta e, com o apoio dos professores e da equipe da coordenação, superou dificuldades acadêmicas. "Encontrei um grande conforto nos projetos artísticos e nas experiências espirituais ofertadas pelo Colégio. E, com toda a certeza, digo que a instituição contribuiu para a minha formação integral, pois foi por meio dela que me tornei grande parte da pessoa que sou hoje", destaca o jovem.

* Ensino Médio Integral: promoção do Direito Universal à Educação de Qualidade

Abraçando o desafio da Companhia de Jesus, de pensar e agir na promoção e atualização do Direito Universal à Educação de Qualidade, a proposta para o Ensino Médio Integral foi sendo aprimorada desde o início do trabalho no Colégio, em 2011. Nessa perspectiva, para o ano letivo de 2020, após reflexões da equipe da coordenação e dos professores, foram implementadas mudanças como: o novo horário de entrada e saída dos jovens; a preparação de novas salas de aula, planejadas para favorecer a aprendizagem e o trabalho em equipe; e a construção de um refeitório para a oferta do almoço, um dos benefícios do "Programa de Apoio ao Aluno Bolsista".

* Ensino Médio Integral: promoção do Direito Universal à Educação de Qualidade

Thainá do Nascimento Mitterhofer concluiu o Ensino Médio em 2017 e recorda algumas das mudanças realizadas nos três anos em que estudou na instituição. "Apesar de intensa, considero construtiva a minha trajetória no Colégio. As mudanças e adaptações realizadas contribuíram para o que eu sou hoje e para o curso em que eu escolhi me graduar", comenta a jovem, que recentemente retornou à instituição para estagiar no setor de Educação Física e na Escola de Esportes. "Cresci muito aqui (no Jesuítas), tanto academicamente, como espiritualmente. Enquanto estudante, tive a oportunidade de participar de alguns projetos e de vivenciar experiências totalmente novas e enriquecedoras. Com gratidão, gostaria de deixar a minha lembrança aos coordenadores, professores, funcionários e aos meus colegas de sala, que me ajudaram durante os três anos do Ensino Médio", partilha Thainá.