Em espanhol: 1ª série desenvolve projetos relacionados à sustentabilidade

Refletindo e buscando alternativas de cuidado com a nossa "Casa Comum", as turmas da 1ª série/Médio desenvolveram, na disciplina de Espanhol, projetos relacionados à sustentabilidade e que possam ser colocados em prática. Para se conscientizarem e se informarem sobre os problemas ambientais e socioeconômicos, os estudantes conheceram, por meio de vídeos e textos expositivos, a "Agenda 2030", plano de ação da ONU (Organização das Nações Unidas) para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal e os "17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU".

* 1ª série desenvolve projetos relacionados à sustentabilidade

No desenvolvimento da atividade, os jovens foram organizados em grupos e cada equipe recebeu um tema a ser trabalhado: Recursos de energia alternativa, Escolas ecológicas, Práticas de construção sustentável, Economia de água, O impacto de copos plásticos e canudinhos no meio ambiente, Transporte público local, Adubo orgânico, Reciclagem de computadores/Lixo eletrônico, Controle Natural de Pragas - alternativa ao uso de pesticidas químicos. "Depois, cada grupo entregou um resumo, demonstrando sua compreensão do tema e ideias para executar um plano de ação viável, que possa ser realizado no entorno escolar ou em outros espaços", explica a professora Dayana Faria.

A equipe da estudante Helena Feres optou por refletir sobre métodos e formas de construção sustentável. Na elaboração do trabalho, eles compreenderam que é possível utilizar recursos naturais para substituir materiais como o cimento, que implica em altos custos de energia. "A experiência nos proporcionou conhecimento e aprendizagem sobre um assunto muito importante, que é o cuidado com a nossa 'Casa Comum'. A partir das nossas pesquisas e estudos, além do desenvolvimento do Espanhol, encontramos e descobrimos formas de ajudar o planeta", partilha Helena.

* 1ª série desenvolve projetos relacionados à sustentabilidade