Notícias

Em um Planetário simulado, 6º ano inicia estudos sobre o Universo

Data de publicação: * Colégio dos Jesuítas - 6º ano do Ensino Fundamental - Planetário simulado (02/05/2017)

No início de maio, o 6º ano do Ensino Fundamental promoveu a primeira etapa de estudos sobre o Universo, seus astros e movimentos, conteúdo que será trabalhado nas aulas de Ciências e Geografia.

Para favorecer a aprendizagem, o Auditório Padre Oliveira foi transformado em um Planetário simulado, no qual os alunos, deitados no chão do palco, assistiram a vídeos exibidos no "céu" e em seguida, com roteiro programado, trocaram informações sobre o assunto. "A aula foi mais interessante. Percebi que muita gente gostou e prestamos mais atenção, por ser diferente. Para muitos, ficar o tempo todo sentado é um pouco chato", destaca Cecília Marchiori Paulino, aluna da turma B.

Na aula, os estudantes tiveram a oportunidade de perceber o tamanho e a distância entre os astros bem como a formação do Universo a partir de pequenos átomos, até chegar aos planetas em suas órbitas, além da existência de variados corpos celestes. "Estarmos em um espaço diferente foi melhor. Vimos planetas, estrelas, cometas e aprendemos coisas que não sabíamos", aponta a aluna da turma C, Maria Dimas de Souza Lima.

A atividade foi realizada em conjunto com os profissionais das equipes de Informática Pedagógica (que trabalharam com as professoras Elenara Teixeira/Ciências e Rosiane Calzavara/Geografia) e do Setor de Audiovisual (que auxiliaram na montagem do espaço e no registro fotográfico da aula). "Para quem conhece um Planetário, o espaço ficou bem parecido. Deveríamos repetir a experiência, tendo aulas diferentes com outros temas", complementa Cecília.

* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas