Excursões: excelentes oportunidades para aprendizagem

Em junho, acompanhados por professores e pela coordenação das séries, os alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental terão a oportunidade de uma contextualização "in loco" de diversos conteúdos trabalhados nas salas de aula.

Nos dias 3 (turmas B e D) e 10 (turmas A e C), os alunos do 5º ano percorrerão as cidades históricas de Tiradentes e São João del-Rei, visitando o Chafariz São José das Botas, as Igrejas Matriz de Santo Antônio e Nossa Senhora do Rosário, o Largo das Forras e o Museu de Sant'Ana. A atividade inclui uma viagem de trem ("Maria Fumaça") entre as duas cidades.

* Colégio dos Jesuítas - Excursão a Tiradentes/MG (2015)

Na segunda quinzena, nos dias 17 (turmas A e D) e 24 (turmas B e C), os alunos do 4º ano visitarão em Petrópolis o Palácio de Cristal, a Catedral de São Pedro de Alcântara, a Casa de Santos Dumont, o Museu Imperial e o Museu de Cera. Em mais uma rica experiência de aprendizagem transdisciplinar, os alunos desenvolverão as linguagens oral e escrita, contextualizando conhecimentos a partir do reconhecimento de hábitos comuns da época do Brasil Império e da observação de algumas invenções que proporcionaram maior conforto à humanidade. E a aprendizagem não acontecerá apenas nos locais de parada, pois a viagem permitirá identificar, no percurso entre Juiz de Fora e Petrópolis, a formação vegetal (Mata Atlântica), as formas de relevo (Planalto de Sudeste - "Mar de Morros"), a bacia hidrográfica do Paraíba do Sul e a alteração geográfica feita pelo homem no meio ambiente ao longo do tempo, à medida que constrói e reconstrói suas necessidades materiais, deixando impressas na paisagem as suas marcas.

* Colégio dos Jesuítas - Excursão a Petrópolis/RJ (2014)

Nas duas excursões, para melhor aproveitamento das oportunidades de aprendizagem, os estudantes devem:

• estar uniformizados, inclusive com o tênis, para maior conforto nas caminhadas;
  • levar sua garrafinha de água;
  • levar uniforme reserva, para possíveis eventualidades ou em caso de mudança na temperatura;
  • levar um agasalho do uniforme;
  • levar lanche reforçado para a viagem de volta;
  • identificar todos os objetos de uso pessoal.