Na 1ª Feira de Ciências do Colégio dos Jesuítas, alunos partilham resultados de experimentos

Na manhã de sábado, 26 de setembro, a 1ª Feira de Ciências do Colégio dos Jesuítas possibilitou um momento privilegiado de partilha dos resultados dos experimentos desenvolvidos nos meses de agosto e setembro por alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

A atividade foi proposta pela Área de Ciências e Biologia para proporcionar aos alunos oportunidades de reflexão e uma ação mais realista sobre a interação ciência-cotidiano, levando os estudantes a perceberem que as atividades experimentais desenvolvem habilidades de raciocínio e os motivam no aprendizado do conteúdo.

Os temas propostos para a Feira de Ciências correspondem ao conteúdo trabalhado em cada série: 6º ano = Ar, Água, Solo e Espaço Celeste; 7º ano = Seres Vivos; 8º ano = Corpo Humano; 9º ano = Física e Química.

Apresentada a ideia da Feira, os alunos se organizaram em grupos e, em momentos específicos na escola, sob a orientação dos professores de Ciências da instituição, desenvolveram os trabalhos contendo uma porção experimental (na qual demonstraram alguma parte da ciência e explicaram o fenômeno) e um cartaz com informações e os objetivos do experimento.

Durante as apresentações dos alunos na Feira de Ciências, uma comissão formada por professores de diversas áreas do conhecimento avaliou os trabalhos, considerando critérios como originalidade, criatividade, domínio do conteúdo e postura dos estudantes.

Na opinião do Coordenador da Área de Ciências e Biologia do Colégio dos Jesuítas, professor Luiz Francisco Alves Fazza, o envolvimento dos estudantes foi decisivo para que a atividade atingisse os objetivos propostos. "O empenho dos alunos e a felicidade em explicar o que desenvolveram contagiaram muito", destaca o educador.

* clique na imagem abaixo e navegue pelo álbum de fotos de alguns dos trabalhos apresentados na 1ª Feira de Ciências do Colégio dos Jesuítas