Feira de Ciências reunirá mais de 120 experimentos de alunos

Na perspectiva do tema da Campanha da Fraternidade deste ano ("Biomas brasileiros e defesa da vida") e buscando conciliar a aprendizagem teórica - tradicionalmente aplicada nas salas de aula - com a experimentação laboratorial, o Colégio dos Jesuítas realizará, na manhã deste sábado, 28 de outubro, a terceira edição de sua Feira de Ciências, reunindo 124 experimentos desenvolvidos por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

* Colégio dos Jesuítas - Feira de Ciências

De acordo com a proposta do projeto, os estudantes reforçam seu protagonismo durante o trajeto percorrido desde a pré-inscrição do trabalho, experimentando os sabores das ciências. "Na Feira de Ciências, os alunos são convidados a refazerem experimentos conhecidos, de modo a ratificarem os efeitos e/ou consequências, mas também a inovarem, trazendo novos experimentos e/ou formas de pensamento", explica o professor Luiz Francisco Alves Fazza, Coordenador da Área de Ciências da Natureza no Colégio dos Jesuítas.

* Colégio dos Jesuítas - Feira de Ciências (preparação dos trabalhos)

Organizados em grupos, os estudantes trabalham nos experimentos desde setembro, sempre acompanhados por um professor da área, em plantões realizados de segunda a sexta-feira, no período da tarde. Todos os trabalhos contemplam uma porção experimental, em que os estudantes demonstram alguma parte da ciência e explicam o fenômeno, além de um cartaz autoexplicativo contendo o título do trabalho, o nome do experimento e seu objetivo.

* Colégio dos Jesuítas - Feira de Ciências (preparação dos trabalhos)

Cada série trabalha um tema específico, conforme o conteúdo programático da disciplina, sempre em sintonia com a questão da Sustentabilidade. "Merece destaque o olhar sustentável sobre os trabalhos, com os alunos sendo estimulados pelos professores a buscarem alternativas, evitando, por exemplo, sempre que possível, a utilização de isopor e outros materiais com maior impacto ambiental", ressalta o educador.

* Colégio dos Jesuítas - Feira de Ciências (preparação dos trabalhos)

A Feira de Ciências acontece no Ginásio Poliesportivo do Colégio. Os trabalhos serão montados pelos estudantes e ficarão expostos para alunos e profissionais da instituição. Durante as apresentações dos estudantes, uma comissão formada por professores de diversas áreas do conhecimento avaliará os trabalhos, considerando aspectos como originalidade, criatividade, domínio do conteúdo e postura. Às 10h, a exposição será aberta à visitação dos familiares dos estudantes.

* Colégio dos Jesuítas - Feira de Ciências (preparação dos trabalhos)

A Feira de Ciências do Colégio dos Jesuítas é também um espaço de aproximação dos alunos do colégio da Companhia de Jesus em Juiz de Fora com linhas de pesquisa desenvolvidas em Instituições de Ensino Superior da cidade, que são convidadas a participar do evento, compartilhando conhecimentos e aprendizagens.