Extracurricular

Aprendizagem

Feira de Profissões

Com o intuito de ampliar o conhecimento de estudantes do 9º ano/Fundamental e do Ensino Médio sobre profissões e sobre a realidade do trabalho, o Colégio dos Jesuítas promove, anualmente, a Feira de Profissões. O evento, que em 2019 completa a sua 5ª edição, estimula os jovens a aprimorar o autoconhecimento e a uma reflexão sobre questões relativas à escolha profissional, confrontando-as com os valores pessoais/sociais. Além disso, contribui para a construção de um Projeto de Vida e na formação de uma identidade profissional comprometida com uma sociedade humana e justa.

* Feira de Profissões

Um dos educadores que acompanham os estudantes no projeto, Marcos Amaral, explica que a Feira é um espaço privilegiado de reflexão e experiências, em que cada estudante é chamado a se conhecer, atentando-se para a importância do amadurecimento no processo decisório por meio de informações que o situem no mundo do trabalho bem como dos valores e princípios que devem nortear as suas escolhas. "Também é uma oportunidade para que o jovem possa olhar para dentro de si, desvendando as suas potencialidades, interesses, habilidades, aptidões e, dessa forma, tomando consciência das competências que precisam ser desenvolvidas para a construção do seu Projeto de Vida", partilha o educador do NUFI - Núcleo de Formação Integral.

* Feira de Profissões

A programação da Feira envolve intensamente os estudantes e conta com palestras (com temas atuais e diversificados); oficinas (imersão na realidade do mundo profissional por meio de experiências); tendas de vivência (espaço de reflexão que contribui para o discernimento profissional e um delinear do Projeto de Vida); rodas de conversa (momento de aprendizagem e comunicação dinâmica entre estudantes e graduandos) e stands (espaço de aproximação com o mundo universitário e para adquirir informações sobre graduações de interesse, como grade curricular, habilidades e competências). Para a ocasião, também são convidados profissionais e graduandos (de diversas áreas) de instituições de Ensino Superior da cidade, que partilham conhecimentos e aprendizagens com os estudantes do Colégio.