"Arraiá" do Jesuítas: cultura, integração e confraternização da comunidade

* atualização - 03/07/2018 17:50

A Festa Julina do Colégio dos Jesuítas se aproxima e a diversão está garantida, com danças e comidas típicas!

O "Arraiá" do Jesuítas acontecerá no dia 7 de julho, sábado letivo, das 14h às 19h30min, reunindo estudantes, familiares de alunos, antigos alunos e educadores da instituição. "Será um momento cultural, de integração e de confraternização de toda a comunidade educativa", destaca o Diretor Acadêmico do Colégio, professor Francisco Juceme do Nascimento.

As turmas já estão ensaiando suas coreografias e, durante a festa, além das apresentações dos estudantes, haverá barracas de bebidas (refrigerantes, sucos e água), cachorro quente, pizza, churrasquinho, caldos (feijão amigo, vaca atolada, caldo verde, canjiquinha), doces, canjica doce, pipoca, churros e pescaria.

Neste ano, acolhendo sugestão do Grêmio Estudantil do Colégio dos Jesuítas, a renda da festa será destinada ao Educandário Carlos Chagas, apadrinhado pelos estudantes. Fundado em 1932, o Educandário é uma instituição civil assistencial cujo objetivo original era acolher, manter e educar crianças e adolescentes carentes, em situação de abandono, com prioridade aos filhos de hansenianos que buscavam orientação e proteção. Após uma reformulação das políticas da instituição, em 2009, a prioridade passou a ser o atendimento a pessoas adultas com deficiência mental e/ou física, especialmente aquelas em situação de abandono. Atualmente, atende cerca de 30 adultos e mantém um programa de primeiro emprego e de aprendizagem profissional com instituições de Juiz de Fora, além de parceria com creches assistenciais.

Assim, reunindo pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas, a confraternização da comunidade educativa do Colégio dos Jesuítas terá como inspiração a integração de santos jesuítas - Santo Inácio de Loyola (fundador da Companhia de Jesus) e São Luís Gonzaga (patrono da juventude) - aos santos tradicionalmente homenageados nos festejos juninos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.

Os integrantes da comunidade educativa que desejarem atuar como voluntários ou fazerem doações à festa**, podem entrar em contato - até o dia 04/07/2018 - com Mary, na Secretaria da Direção Acadêmica (telefone: 2101-5754). "Toda contribuição é bem-vinda e fundamental para este espaço especial de aprendizagem interpessoal e colaborativa entre o colégio e a comunidade", aponta o educador.

** Itens para doação:

• Pão para cachorro quente
  • Palito de dente
  • Papel toalha
  • Prato fundo - 15cm (cumbuca de isopor para caldos - 300ml)
  • Prato de papelão para pizza
  • Saquinhos para cachorro quente

* Colégio dos Jesuítas - Festa Julina - 2018