Atividades sobre o folclore enriquecem a aprendizagem dos estudantes

Para celebrar o folclore, comemorado em agosto, as turmas da Unidade I vivenciaram atividades enriquecedoras que estimularam a aprendizagem dos estudantes de diferentes formas. Na Pré-Escola I, por exemplo, as crianças foram envolvidas na preparação de receitas de comidas típicas, como pipoca, cajuzinho, paçoquinha de colher, cocada e "sopa de pedras". Nessa deliciosa experiência, os pequenos exploraram conteúdos sobre gênero textual, quantidades e medidas. As turmas também confeccionaram personagens do folclore (utilizando diferentes técnicas), conheceram lendas, foram desafiadas na pronúncia de parlendas e trava-línguas e se divertiram com cantigas de rodas, jogos e brincadeiras (passa anel, seu mestre mandou e cabra-cega).

* Atividades sobre o folclore enriquecem a aprendizagem dos estudantes

Na Pré-Escola II, as educadoras organizaram atividades diversificadas, com brincadeiras, histórias, confecção de trabalhos artísticos, apresentação para as turmas do Pré-I e lanche partilhado. A programação também contou com uma aula invertida, método no qual o estudante é o protagonista na apresentação do conhecimento. Para essa experiência, os pequenos assistiram a um vídeo, em casa e com o auxílio de seus pais/responsáveis. Depois, com a mediação da educadora, cada estudante partilhou sua aprendizagem em sala com os colegas.

* Atividades sobre o folclore enriquecem a aprendizagem dos estudantes

Para finalizar as atividades sobre o folclore, as turmas do Pré-II participaram de uma Aula Híbrida. Essa experiência estimulou a interação e a aprendizagem das crianças e foi organizada em quatro estações de trabalho (tablets, dobraduras, modelagem com massinha e pintura e desenho). "Foi um aprendizado muito significativo pois, por meio do trabalho detalhado, elas perceberam que o Brasil possui muitas tradições e costumes, que, no caso do folclore, se referem, especialmente, às diferentes lendas de tradições orais", comentam as educadoras do Pré-II.

* Atividades sobre o folclore enriquecem a aprendizagem dos estudantes

A linguagem oral e escrita bem como o desenvolvimento da capacidade interpretativa, criativa e a abstração foram trabalhados intensamente com as turmas do 1º e 2º anos. Por meio de histórias, parlendas, jogo nos tablets, pesquisas, aula invertida e trabalhos artísticos, os estudantes do 1º ano, por exemplo, aumentaram o vocabulário e conheceram as características do nosso rico folclore.

* Atividades sobre o folclore enriquecem a aprendizagem dos estudantes

As educadoras do 2º ano comentam que as histórias e tradições do folclore oferecem um universo rico e lúdico para se trabalhar dentro e fora de sala de aula. Elas contam que as turmas da série também envolveram-se com a preparação de uma receita de cajuzinho especial, partilharam lanche com comidas típicas, leram gibis da Turma da Mônica sobre o tema, divertiram-se com brincadeiras (passa anel, ovo na colher e dança com bola) e organizaram um álbum no caderno, com imagens e informações de práticas cotidianas, tradições e costumes da cultura popular.

* Atividades sobre o folclore enriquecem a aprendizagem dos estudantes

* clique nas imagens desta notícia e navegue pelo álbum de fotos de atividades sobre o folclore.