Pesquisar sobre o folclore é sempre muito prazeroso por tratar de vivências, muitas vezes antigas ou atuais, compartilhadas ao longo de várias gerações. Por isso, na Educação Infantil e de 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, o mês de agosto foi dedicado ao tema.

Os alunos de 2º e 3º anos, por exemplo, além de vivenciarem brincadeiras e atividades lúdicas sobre a cultura popular, produziram deliciosas receitas.

A experiência na "cozinha" foi diversificada, deixando água na boca e dando um sabor especial ao folclore brasileiro. Assim, o pé-de-moleque (no 2º ano) e o bolo de milho (no 3º ano) espalharam nos corredores um apetitoso aroma e possibilitaram uma saborosa degustação.

Nas receitas de culinária típica, exploramos vários conteúdos de Língua Portuguesa (escrita e leitura do texto e conteúdos gramaticais), História (a localização temporal da receita), Geografia (as características em determinadas localidades geográficas, incorporadas à culinária trivial e cotidiana), Ciências (o valor nutritivo da receita e seus ingredientes, além da origem dos mesmos na natureza) e Matemática (as medidas de massa e volume implícitas nos ingredientes).

Foi um aprendizado delicioso!

* Texto: Simone Ragazzi Campos (Coordenadora de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental)

* No mês do folclore, receitas de comidas típicas ajudam alunos a explorar vários conteúdos (Colégio dos Jesuítas - 2º ano do Ensino Fundamental)

* No mês do folclore, receitas de comidas típicas ajudam alunos a explorar vários conteúdos (Colégio dos Jesuítas - 3º ano do Ensino Fundamental)