Tempo de Aprendizagem: nossos educadores participam do Programa de Formação Continuada da RJE

Consolidado há quatro anos, o Programa de Formação Continuada da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) tem colaborado com a qualificação profissional de mais de 500 educadores dos colégios jesuítas no Brasil. A iniciativa é uma oportunidade para que os profissionais da Rede ressignifiquem os tempos e os espaços de aprendizagem integral, evidenciando sempre a excelência humana e acadêmica das comunidades educativas.

Especialização Jesuítica e Mestrado em Gestão Educacional

No Colégio dos Jesuítas, educadores de diversas áreas (nos âmbitos acadêmico e administrativo) estão envolvidos com as duas experiências de turmas exclusivas da RJE, desenvolvidas em parceria com a UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo/RS): a Especialização "lato sensu" a distância em "Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeitos e contemporaneidade" e o Mestrado Profissional em Gestão Educacional.

Dez educadores do Colégio já concluíram a Especialização Jesuítica e, em março deste ano, sete profissionais da nossa escola iniciaram o curso, que tem o objetivo de potencializar a compreensão da cultura jesuíta e proporcionar o desenvolvimento das práticas pedagógicas.

Nas duas primeiras turmas do Mestrado Profissional em Gestão Educacional, quatro educadores de nossa equipe tiveram suas dissertações aprovadas:

• Prof. Rafael Bellei - Coordenador da Unidade II - Tema: Educação Física na perspectiva da Formação Integral
  • Prof. Welerson Spada - Coordenador da Unidade III - Tema: Tecnologias Digitais na Escola
  • Prof. Marcelo Sabino - Adjunto da Coordenação da Unidade III - Tema: Espiritualidade e o comprometimento organizacional
  • Prof. Edelves Rosa Luna - Diretor Geral - Tema: Coordenação Pedagógica na RJE à luz do Projeto Educativo Comum (PEC)

Em 2020, devido à pandemia, os oito educadores de nosso Colégio que integram as duas turmas em curso no Mestrado têm desenvolvido atividades remotas síncronas e assíncronas.

Renovação no processo formativo

A Coordenadora da Unidade I do nosso Colégio, professora Amanda Santos, participou da primeira turma da Especialização em Educação Jesuítica e, no início de 2020, qualificou-se no Mestrado Profissional em Gestão Educacional. Para ela, os dois cursos contribuem para ressignificar as propostas educativas, por meio de suas práticas enquanto educadora inaciana, o que repercute positivamente na excelência acadêmica e humana da Comunidade Educativa. "O estudo na vida de um educador precisa ser uma rotina constante. E esse movimento a que a RJE nos convida favorece a formação profissional e pessoal dos educadores e tem a capacidade de reelaborar uma nova concepção do próprio conhecimento nesse processo formativo, além de nos atualizar sobre novas metodologias de ensino e sobre o desenvolvimento de práticas pedagógicas ainda mais eficientes", comenta a educadora, que também expressa a sua alegria em partilhar experiências com colaboradores de colégios jesuítas de diferentes regiões do Brasil.

Ampliando possibilidades: Extensão e Especialização

Expandindo ainda mais o Programa de Formação Continuada, foram ofertadas, em 2019, a profissionais da RJE, uma Extensão em "Currículo e Inovação" (40 horas, em parceria com a PUC-Rio) e a Especialização "Cidadãos para o Mundo", com a FAJE - Faculdade Jesuíta (Belo Horizonte). Dez de nossos educadores concluíram a Extensão e cinco, participam do curso da Faculdade Jesuíta.

Para o Agente de Formação Cristã e Orientador Religioso da Unidade III, professor Angelo Márcio de Oliveira Reis, a experiência de formação continuada está favorecendo, por meio dos compartilhamentos de ideias e trocas de práticas, uma atualização de perspectivas em consonância com as temáticas formativas almejadas pela RJE. "O curso 'Cidadãos para o Mundo' é uma oportunidade de retomar as pesquisas na área que mais me desperta interesse. Buscar entender o ser humano em suas relações histórico-sociais é essencial para quem se dispõe à missão de mediar a aprendizagem integral em vista de um mundo mais justo", destaca o educador.

Doutorado em Educação

Outro importante investimento na formação continuada dos educadores é o Doutorado em Educação - Turma Complementar Rede Jesuíta. Para ingresso nesse curso, que também é fruto da parceria entre a RJE e a UNISINOS, dois de nossos educadores, a professora Josiane de Souza Paiva (Assessora Pedagógica) e o professor Paulo Henrique Cavalcanti (Coordenador da Formação Cristã) participaram, em 2019, de processo seletivo e foram aprovados. As atividades do Doutorado começaram em abril deste ano e também estão sendo realizadas a distância.

* Educadores de instituições da RJE integrantes do Doutorado em Educação - Turma Complementar Rede Jesuíta - participam de atividade síncrona.