Histórias na Biblioteca Padre Vila: espaços lúdicos de aprendizagem

Habitualmente, crianças vão às bibliotecas escolares somente para ler ou realizar trabalhos. Buscando modificar essa relação, tornando mais prazerosa a ida dos alunos do Colégio dos Jesuítas à Biblioteca Padre Vila, a equipe da escola desenvolve sistematicamente, com as turmas da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental, um projeto no qual histórias são contadas, transmitindo valores e consagrando o espaço como um importante ambiente de aprendizagem.

Em 2016, a primeira história contada pela bibliotecária Patrícia Eliza Soares Leite foi "O vestido azul". Apresentado de modo lúdico e envolvente, o texto possibilitou trabalhar com as crianças o amor ao próximo, higiene pessoal, doenças causadas pela falta de higiene, tratamento do lixo, rejeição e transformação.

* Colégio dos Jesuítas - Biblioteca Padre Vila - História 'O vestido azul'

Em "A vaca que botou um ovo", além da diversão, a história valorizou o poder da amizade, sendo possível trabalhar a autoestima, o ciúme, as diferenças e o tema da reprodução das aves e dos mamíferos.

* Colégio dos Jesuítas - Biblioteca Padre Vila - História 'A vaca que botou um ovo'

Na ocasião, além de ouvir a história, os alunos interagiram com seus elementos e personagens, confeccionados pela equipe da Biblioteca Padre Vila, podendo experimentar, até mesmo, retirar "leite" das tetas da Mimosa.

Outra possibilidade no projeto é a utilização de músicas, como ocorreu em "Se essa rua fosse minha", contada - e cantada - recentemente para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Com a história, além de resgatar brincadeiras ao ar livre, foram trabalhados aspectos relacionados à limpeza das ruas, alimentação, amizade, natureza, poluição (do ar e sonora), lixo, trânsito e violência. Após a atividade, os estudantes produziram belos desenhos, que foram expostos em um painel na Biblioteca Padre Vila.

* Colégio dos Jesuítas - Biblioteca Padre Vila - História 'Se essa rua fosse minha'

Além das histórias, as "Visitas Monitoradas" contribuem para a familiarização dos estudantes com a organização da Biblioteca, conferindo-lhes maior autonomia para utilizar os itens do acervo em seus processos de aprendizagem.

Conforme destacado no painel com os desenhos dos alunos do 2º ano: "A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim!"