Alunos participam de Campanha da Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus

* Fonte: Campanha Inacianos pelo Haiti 2015-2016 - www.ignacianosporhaiti.org

Em 2010, o Haiti foi devastado por um terremoto de proporções catastróficas e, desde então, o povo haitiano tenta reconstruir a vida na ilha.

Considerando a educação como uma ferramenta eficaz para melhorar a qualidade de vida das populações, a Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI), que envolve 90 instituições educativas, de 19 países, criou a Campanha "Inacianos pelo Haiti".

Na primeira etapa da Campanha, de 2011 a 2013, alunos e educadores do Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora e cerca de 300 colégios inacianos pelo mundo realizaram diversas atividades, arrecadando mais de 700.000 dólares, que financiaram um projeto de fortalecimento da Fundação "Fé e Alegria" no Haiti, hoje com 14 escolas distribuídas nas três regiões do país.

Em 2015 e 2016, a Campanha tem por objetivo melhorar as condições de trabalho dos 130 professores e professoras das escolas de Fé e Alegria no Haiti, como forma de reconhecer, agradecer e retribuir seu esforço e compromisso com a educação de mais de 3.580 crianças, apesar das dificuldades e do contexto adverso no país.

Com essa inspiração, nasceu o lema que impulsiona a mobilização nos colégios jesuítas do continente americano nestes dois anos: "UMA POM POU MY PROFE", expressão que parte da ideia de dar uma maçã ao professor, como um gesto de agradecimento e retribuição por seu trabalho. Com uma "linguagem continental", o lema resulta da combinação de idiomas presentes nos países da América Latina e Caribe: UMA (português), POM e POU (crioulo haitiano), MY (inglês) e PROFE (espanhol).

Assim, em sintonia com alunos de outros colégios da Rede Jesuíta de Educação no país e no continente, no mês de maio, representando toda a comunidade educativa do Colégio dos Jesuítas, alunos do turno da manhã gravaram o lema da nova etapa da Campanha "Inacianos pelo Haiti". Para assistir ao vídeo, publicado na página da Campanha "Ignacianos por Haití" no facebook, clique na imagem abaixo:

* Fonte: Campanha Inacianos pelo Haiti 2015-2016 - www.facebook.com/ignacianosporhaiti.org/

O que é Fé e Alegria?

Fé e Alegria é um Movimento Internacional de Educação Popular Integral e Promoção Social, baseado nos valores de justiça, liberdade, participação, fraternidade, respeito à diversidade e solidariedade, dirigido à população empobrecida e excluída, para contribuir com a transformação das sociedades. O empenho de Fé e Alegria é proporcionar uma educação de qualidade para os mais empobrecidos, crianças, adolescentes, jovens e adultos. Para isso, instala nas áreas marginalizadas centros de educação e promoção social, que oferecem, conforme os anseios das comunidades locais, programas de educação formal, educação não-formal e educação comunitária. Fé e Alegria conta, em primeiro lugar, com a corresponsabilidade da comunidade local e a partir daí estabelece convênios com governos municipais e estaduais, assim como apresenta projetos de financiamento a pessoas, grupos e instituições, nacionais e estrangeiras. Fé e Alegria baseia-se na convicção de que a educação é um direito de todas as pessoas, sendo sempre um bem público, embora de iniciativa particular. (Fonte: Fundação Fé e Alegria Brasil - www.fealegria.org.br)