Colégio dos Jesuítas

Inovações na área acadêmica

* Colégio dos Jesuítas - Educação Infantil - Laboratório móvel de tablets

Estimada Comunidade Educativa do Colégio dos Jesuítas,

O Colégio, como parte da Rede Jesuíta de Educação, se orienta e se inspira no Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação (PEC RJE) o qual recorda que "é próprio da Companhia de Jesus responder aos desafios de cada tempo de forma crítica, consciente e efetiva, empreendendo caminhos com coragem para inovar e renovar". Os desafios que emanam do PEC exigem dos colégios e das escolas da RJE um compromisso com a inovação e a criatividade pedagógicas, adequações constantes dos tempos e espaços escolares.

Desse modo, nos sentimos convidados e desafiados a buscar os melhores meios para atender ao perfil dos nossos estudantes e educadores envolvidos numa "revolução digital" que vem modificando o processo de aprendizagem. O Colégio dos Jesuítas se sente impelido a "repensar muitas das atuais práticas pedagógicas, de modo a rever espaços, recursos e metodologias, para que utilizem as tecnologias digitais para inovação" (PEC 27). Assim sendo, iniciamos o segundo semestre letivo com muitas novidades no intuito de qualificar a aprendizagem integral dos estudantes.

Sabemos que - além da formação continuada dos educadores, que estimula o aprimoramento e a ampliação da utilização de metodologias ativas, colaborativas, como a "sala de aula invertida", a qualificação sempre maior do uso da plataforma "Moodle RJE" - a tecnologia será importante aliada nas atividades pedagógicas.

Neste sentido, iniciamos a segunda etapa do ano letivo com novas possibilidades de mediação e aprendizagem. Doravante:

• na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental, os estudantes contarão com laboratórios móveis dotados de "tablets" com atividades e programas adequados à faixa etária;
  • no 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, as salas serão equipadas com projetores multimídia;
  • nas salas do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, foram instaladas lousas interativas;
  • a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, os estudantes começarão a utilizar a plataforma de estudos "Plurall", na qual terão acesso a uma biblioteca digital dos livros didáticos adotados no Colégio bem como a listas de exercícios para que possam praticar o que aprenderam em aula; a vídeos, para ajudar a solucionar as tarefas, e a tutores que respondem detalhadamente às dúvidas que surgem em relação às questões ou ao conteúdo do material didático.

Essas inovações somam-se a recursos já disponíveis desde o início deste ano letivo, como o "Mangahigh" (plataforma de jogos para auxiliar no aprendizado da Matemática, usada sistematicamente no Colégio com os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental), e o "App Prova" (que, com foco no Ensino Médio, envolve a resolução de questões e avaliações com correção pela TRI - Teoria de Resposta ao Item, ajudando a identificar os pontos fortes e fracos dos estudantes e a melhorar seu aprendizado).

Seguiremos atentos para oferecer aos estudantes o que mais ajuda e conduz à aprendizagem integral. Assim, esperamos contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes bem como para estimular crianças e jovens a desenvolverem diferentes habilidades e soluções criativas diante de desafios diversos que a vida nos apresenta. Enfim, construirmos "uma aprendizagem que se dá na perspectiva do desenvolvimento pleno do sujeito" (PEC 29).

Que, por intercessão de Maria Mãe Imaculada e Santo Inácio de Loyola, Deus conceda a todos um semestre consolador e cheio de aprendizagens.

Com estima e prece,

Padre Mário Sündermann, SJ