Jovens do Ensino Médio vivenciam "Summer Camp", o primeiro intercâmbio internacional promovido pelo Colégio

De 30 de junho a 20 de julho, estudantes do Ensino Médio do Colégio dos Jesuítas tiveram a oportunidade de vivenciar novas experiências na Califórnia, no primeiro intercâmbio internacional promovido pela instituição em parceria com o Colégio Loyola, de Belo Horizonte, que também integra a Rede Jesuíta de Educação.

Acompanhados durante toda a experiência por três educadores do Colégio dos Jesuítas - Ângela Diniz (Coordenadora de Línguas Estrangeiras), Marta Barone (Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental) e Leonardo Beghine (Professor de Língua Inglesa) -, os estudantes experimentaram palestras com empreendedores locais, atividades de criação e visitas a empresas, visando à construção de projetos de "Startup", a serem avaliados por empresários e empreendedores quanto à necessidade, viabilidade e implantação dos empreendimentos.

* Colégio dos Jesuítas - Intercâmbio Internacional - 2018

Embora o principal objetivo do "Summer Camp" esteja diretamente relacionado à vivência acadêmica, a viagem ajudou os estudantes a desenvolverem diferentes competências, envolvendo a organização de tarefas, responsabilidades e comprometimento. "Hospedando-se em apartamentos, eles tiveram que aprender a administrar tarefas domésticas e horários, e, mesmo não sendo necessário, preparavam sua própria comida. Eles quiseram viver isso", destaca Marta.

Em relação ao contato com outros jovens, Ângela considera que os estudantes de Juiz de Fora mostraram bastante abertura para o outro e que foram bem receptivos, tanto com os colegas do Colégio Loyola quanto com os norte-americanos com quem conviveram, entre os quais a filha de uma orientadora americana, que acabou criando laços de amizade após ser bem acolhida pelo grupo.

* Colégio dos Jesuítas - Intercâmbio Internacional - 2018

A viagem foi bastante focada no aprendizado, com palestras no período da manhã e atividades à tarde, mas também houve espaço para momentos de lazer, aliviando um pouco do ritmo intenso e criando novas experiências com os colegas. Nessa perspectiva, os jovens realizaram passeios por Los Angeles e São Francisco e visitaram o "Exploratium" - The Museum of Science, Art and Human Perception (que mostra, de forma prática e divertida, vários conceitos de Física, Elétrica, Mecânica, Ótica e Química) e os parques Disney e Universal.

Também em São Francisco, após uma breve exposição dos orientadores na "Spark Social SF", os jovens enfrentaram o desafio de criar e apresentar mais um projeto de "Startup".

* Colégio dos Jesuítas - Intercâmbio Internacional - 2018

Para as estudantes da 2ª série, Lara Lopes Ramos e Ana Letícia Guedes, a viagem foi enriquecedora tanto para a vida quanto para o aprendizado escolar, trazendo mais autonomia e confiança. Lara afirma que o fato de ter que lidar sozinha com questões cotidianas a fez ter uma perspectiva diferente em relação à organização pessoal. "Lá, tínhamos que lidar com dinheiro e administrar as coisas por conta própria, não tinha a mãe para ligar e pedir ajuda", partilha a estudante, ressaltando também que o que aprendeu a fez ter uma visão diferente em relação aos conteúdos trabalhados. "Agora assisto à televisão e consigo perceber o marketing e ter um olhar mais crítico para propagandas".

Já para Pedro Amaral, estudante da 3ª série, o principal aspecto foi o interesse despertado após a viagem para o empreendedorismo e marketing, e ele agora tem um olhar diferente para o setor. "Creio que a viagem vai me ajudar em minha escolha profissional, adicionando experiência ao meu currículo, já que posso encontrar o tema quando estiver na faculdade". Para o jovem, o inglês não foi uma barreira, pois já tinha o conhecimento adquirido em sala de aula e, nos trabalhos, pôde aprender o vocabulário mais técnico.

* Colégio dos Jesuítas - Intercâmbio Internacional - 2018

Ao retornarem às atividades regulares no Colégio dos Jesuítas, os jovens criaram um projeto - que apelidaram de "mini-business" - para visitar as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e transmitir o que vivenciaram e os valores que aprenderam, incentivando os estudantes a participarem do intercâmbio.

A ideia é que, por meio das experiências vivenciadas, o programa desperte a empatia para entender o próximo e outras culturas. Outra intenção é que mais unidades da Rede Jesuíta de Educação possam participar do "Summer Camp" e que, a partir da avaliação dos estudantes e de seus familiares, o programa possa ser sempre aprimorado.

* Colégio dos Jesuítas - Intercâmbio Internacional - 2018
  • Clique em qualquer das imagens nesta notícia e navegue pelo álbum de fotos do "Summer Camp" em 2018.